34.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Deputado federal Akira Otsubo pede recursos para combate a febre aftosa

22/08/2013 – Atualizado em 22/08/2013

Deputado federal Akira Otsubo pede recursos para combate a febre aftosa

O Deputado pediu a continuidade na liberação desses recursos

Por: Redação

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) afirmou na noite desta quarta-feira (21/08), em discurso na Câmara dos Deputados, que é necessário evitar a imposição de limites aos recursos para o combate da febre aftosa e outras enfermidades para que o Brasil alcance até 2015 o status de país livre da doença.

Para exemplificar, o parlamentar sul-mato-grossense citou que “a pecuária brasileira vive um bom momento em relação à sanidade do rebanho. Dados do Ministério da Saúde apontam que 99% das criações de gado no Brasil ocorrem em regiões livre da febre aftosa. É um avanço muito importante para o setor. Porém, em 2005, quando foram descobertos focos da doença em nosso País, muitos embargos à comercialização da carne brasileira foram impostos, prejudicando um importante mercado, responsável pelo vigor da produção do Brasil”.

De acordo com Otsubo, à época “Mato Grosso do Sul sofreu com os casos de febre aftosa e teve sua economia bastante afetada. Os produtores amargaram prejuízos incalculáveis e enfrentaram cenário de incerteza e insegurança quanto ao futuro da atividade pecuária. Hoje, porém, nosso Estado está livre da doença e com a vacinação do rebanho em dia, fato devidamente reconhecido pelo Ministério da Agricultura”.

Preocupado com o retorno da doença, o deputado apresentou emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 para vedar o contingenciamento de recursos destinados à prevenção de febre aftosa e outras enfermidades. “Espero, com isso, sensibilizar o relator do PLDO 2014 sobre o tema e contribuir para que o objetivo do Brasil em obter da Organização Mundial da Saúde Animal, até 2015, o status de país livre da febre aftosa seja atingido. Não podemos acreditar que por termos 99% do rebanho bovino em zona livre da aftosa não há necessidade manter os investimentos no setor e descuidar no controle da saúde animal.

O resultado do esforço será a oferta de carne com qualidade garantida à população brasileira e a todos os países que importarem de nosso mercado”, ressaltou Otsubo, em seu pronunciamento.

Deputado pede recursos para combate à febre aftosa.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...