22/08/2013 – Atualizado em 22/08/2013
Deputado federal Akira Otsubo pede recursos para combate a febre aftosa
O Deputado pediu a continuidade na liberação desses recursos
Por: Redação
O deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) afirmou na noite desta quarta-feira (21/08), em discurso na Câmara dos Deputados, que é necessário evitar a imposição de limites aos recursos para o combate da febre aftosa e outras enfermidades para que o Brasil alcance até 2015 o status de país livre da doença.
Para exemplificar, o parlamentar sul-mato-grossense citou que “a pecuária brasileira vive um bom momento em relação à sanidade do rebanho. Dados do Ministério da Saúde apontam que 99% das criações de gado no Brasil ocorrem em regiões livre da febre aftosa. É um avanço muito importante para o setor. Porém, em 2005, quando foram descobertos focos da doença em nosso País, muitos embargos à comercialização da carne brasileira foram impostos, prejudicando um importante mercado, responsável pelo vigor da produção do Brasil”.
De acordo com Otsubo, à época “Mato Grosso do Sul sofreu com os casos de febre aftosa e teve sua economia bastante afetada. Os produtores amargaram prejuízos incalculáveis e enfrentaram cenário de incerteza e insegurança quanto ao futuro da atividade pecuária. Hoje, porém, nosso Estado está livre da doença e com a vacinação do rebanho em dia, fato devidamente reconhecido pelo Ministério da Agricultura”.
Preocupado com o retorno da doença, o deputado apresentou emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 para vedar o contingenciamento de recursos destinados à prevenção de febre aftosa e outras enfermidades. “Espero, com isso, sensibilizar o relator do PLDO 2014 sobre o tema e contribuir para que o objetivo do Brasil em obter da Organização Mundial da Saúde Animal, até 2015, o status de país livre da febre aftosa seja atingido. Não podemos acreditar que por termos 99% do rebanho bovino em zona livre da aftosa não há necessidade manter os investimentos no setor e descuidar no controle da saúde animal.
O resultado do esforço será a oferta de carne com qualidade garantida à população brasileira e a todos os países que importarem de nosso mercado”, ressaltou Otsubo, em seu pronunciamento.
