27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Promotor do caso Mills pede cinco anos de prisão para Berlusconi

Internacional – 15/02/2012 – 17:02

Um promotor de Milão pediu que o ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi seja condenado a cinco anos de prisão pelo caso Mills, no qual é julgado por corrupção.

Berlusconi é acusado de ter pago US$ 600 mil ao advogado britânico David Mills para que prestasse um falso testemunho a seu favor em outros dois julgamentos.

O pagamento teria sido feito no final da década de 1990 e ajudado a absolver Berlusconi de acusações ligadas à evasão fiscal. Berlusconi alegou não se lembrar de Mills, um dos muitos advogados que o grupo Fininvest, do qual é dono, possuía no exterior.

Tanto a defesa de Berlusconi quanto Mills disseram que o advogado recebeu o dinheiro do armador italiano Diego Attanasio para enganar o fisco britânico. Durante o julgamento, porém, Attanasio negou a história.

O promotor Fabio de Pasquale disse que a defesa do ex-premiê está baseada em documentos falsos e tentou mostrar que o crime só prescreverá entre maio e julho – a defesa de Berlusconi, porém, afirma que o crime prescreveu em 3 de fevereiro. Agora, o Tribunal de Milão terá de decidir qual a data correta de prescrição. Se aceitar o argumento do promotor, divulgará sua sentença.

Berlusconi renunciou em novembro de 2001, em meio a uma grave crise econômica a Itália. O caso Mills é um dos quatro julgamentos que o ex-premiê enfrenta em Milão, junto ao caso Ruby (no qual é acusado de incitação à prostituição de menores e abuso de poder), o caso Mediaset (fraude fiscal) e o caso Unipol, no qual é acusado de participação na revelação de segredo profissional.

Fonte: iG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...