26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Projeto Arte no Bairro, apoiado pela Fibria, inicia segunda etapa

07/08/2013 – Atualizado em 07/08/2013

Em quatro meses os alunos pintaram mais de 360 telas feitas de placa de celulose

Por: Fábio Campos

Com o intuito de incentivar a arte entre jovens e adultos, por meio da pintura a óleo em placas de celulose, o projeto Arte no Bairro, inicia sua segunda etapa com atividades no Bairro Guanabara e um segundo núcleo no Bairro JK.

Desenvolvido pela Casa da Cultura, com o apoio da Fibria e Instituto Votorantim, em quatro meses o projeto recebeu mais de 120 alunos que confeccionaram cerca de 360 telas. “A intenção é que estas pessoas recebam uma iniciação a pintura para que possam pesquisar e aprimorar o conhecimento adquirido”, explica a coordenadora do projeto Nilva Barrozo.

Durante as aulas, os alunos também participam de uma introdução sobre a história da arte para que possam compreender o estilo de pintura proposto pelos temas. “Trabalhamos o tema livre, mas antes passamos pelo Impressionismo, Portinari e Monet para retratar temas como os pontos turísticos de Três Lagoas, natureza morta e o resgate das brincadeiras antigas, como pular corda, jogar peão, entre outros”, diz Nilva.

Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Segunda etapa

Devido a dedicação dos alunos do Bairro Guanabara as aulas, que seriam encerradas, devem continuar além de iniciar o atendimento no Bairro JK. “A cada bimestre encerramos uma turma e quando eles souberam que não haveria mais aulas aqui, pediram para que continuássemos.

Ver a dedicação e o emprenho deles pela arte foi muito gratificante, por isso resolvemos formar uma turma fixa e, a partir do segundo semestre, o projeto será realizado em dois núcleos”, explica Nilva.

As inscrições para a segunda etapa do projeto Arte no Bairro, podem ser feitas em horário comercial no Centro Comunitário Vicente Leão, localizado no Bairro JK, próximo à Clínica da Criança.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...