32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Hospital é saturado de pacientes e falta vaga em UTI

26/07/2013 – Atualizado em 26/07/2013

Dourados esgota vagas de UTI

Por: Fátima News

A cidade de Dourados está com as vagas esgotadas na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). De acordo com relatório do Ministério Público Estadual o déficit é de 70 vagas para atender toda a região. Apesar de uma decisão judicial que obriga o município a fornecer leitos comuns e de UTI para todos os pacientes, eles ainda são facilmente encontrados nos corredores do Hospital da Vida.

Ontem, cinco pacientes em estado grave e que necessitavam de leitos de UTI estavam enfrentando dificuldades para conseguirem os leitos. Foi necessária a intervenção do Conselho Municipal de Saúde, que informou que o Hospital Universitário estava com os leitos todos ocupados e, portanto, só pôde disponibilizar uma vaga para o Hospital da Vida. Outros dois dos cinco pacientes que precisavam de UTI foram transferidos para o Hospital Evangélico, que também estaria, segundo o Conselho, com as UTIs lotadas. Segundo eles, das 10 vagas existentes no hospital, 8 estavam ocupadas com pacientes do Sistema Único de Saúde (Sus). Apenas duas eram da rede particular.

O secretário de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, disse ao Dourados Agora que a falta de UTI é um problema crônico. Informou que o município, para cumprir determinação judicial e atender a demanda de pacientes, vem buscando convênio com hospitais particulares, mas até o momento não obteve resposta positiva de nehum deles. Alguns hospitais chegaram a recusar a proposta por informar lotação. Ele informou que não havia sido comunicado sobre a demanda de cinco pacientes que estavam aguardando vagas no Hospital da Vida.

O diretor geral do Hospital da Vida, Orlando Martelli Filho, disse recentemente ao Dourados Agora , que o atendimento nos corredores é a única forma atual que tem para não deixar de atender a todos que chegam. Segundo ele, quando faltam leitos, ele solicita para outros hopitais, que nem sempre disponibilizam vagas. O hospital conta com 74 leitos, sendo 10 de UTI e 64 de enfermaria, porém os atendimentos passam de 5 mil por mês.

Município não consegue atender a justiça e pacientes ainda são encontrados pelos corredores.Foto: Fátima News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana

Municípios reclamam de apoio para universalizar o saneamento

Pesquisa aponta cenário precário mesmo após o Marco Legal

País precisa dar prioridade política à alfabetização, diz especialista

Apesar de ser considerado "velho", problema não foi superado