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domingo, 13 de julho, 2025

SAMU completa cinco anos em Três Lagoas

04/07/2013 – Atualizado em 04/07/2013

Por: Assessoria

Há cinco anos, mais precisamente, desde o dia 29 de junho de 2008, quando era prefeita a hoje vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, a população de Três Lagoas possui um atendimento padrão especializado de socorro imediato a todas as pessoas, nas mais variadas situações de emergência e urgência.

Estamos nos referindo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), constituído por uma equipe multiprofissional, que há cinco anos, dia e noite, vem trabalhando em prol da população de Três Lagoas, com um único e concentrado objetivo: salvar vidas.

Esse atendimento, até essa data, era concentrado e quase apenas restrito ao Corpo de Bombeiros, que servia à população nas mais variadas ocorrências, principalmente, no imediato e ágil socorro às vítimas de trânsito, por meio de uma valorosa e dedicada equipe da Unidade Móvel de Resgate (UR).

“A equipe de socorro do nosso valioso e heroico Corpo de Bombeiros, apesar das inúmeras dificuldades estruturais que já foram solucionadas, como falta de viaturas apropriadas, problemas de manutenção, sempre teve como prioridade o atendimento à nossa população”, lembrou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

“Apesar das dificuldades, as vítimas, notadamente, as de acidentes de trânsito, sempre foram prontamente atendidas pelos Bombeiros”, completou.

Nos dias de hoje, o Corpo de Bombeiros, quando se faz necessário, continua sendo importante parceiro do Samu e, em variadas situações de socorro às vítimas, é imprescindível essa parceria.

“São serviços diferentes de socorro, em situações de emergência e urgência, mas que se completam e se ajudam mutuamente, quando se faz necessário”, explicou Eliane Brilhante.

Nos últimos cinco anos, “a presença e o trabalho do Samu fizeram muita diferença para a rapidez e qualidade do atendimento à população de Três Lagoas. Digo isso pela quantidade de pessoas que não tinham chance de sobreviver e foram salvas a tempo pelos profissionais do Samu”, comentou o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Marlúcio Moura.

EQUIPE

A eficiência e os serviços do Samu não se limitam apenas às caracterizadas ambulâncias que percorrem nossas ruas e avenidas para atendimento à população, quando solicitado pelo telefone de emergência 192, mas é resultado de uma equipe multiprofissional, devidamente preparada e que passa por constantes e periódicos cursos de capacitação.

Essa equipe, que trabalha em regime de plantão de 12 horas e envolve ações específicas a cada função, é formada por 18 médicos, 12 condutores socorristas, 6 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 7 rádio operadores para contato com a equipe e 8 técnicos de regulação, que atendem às ligações telefônicas. São eles que anotam endereço, nome das pessoas, telefone e demais informações básicas para mobilização da equipe e procedimentos iniciais e, se for necessário, entra também em ação o médico regulador, já por telefone.

Em situações específicas, cabe ao médico regulador as orientações básicas e iniciais, tanto às vítimas ou pessoal no local da ocorrência, como também à equipe, enquanto se desloca na ambulância para o atendimento.

São dois tipos de ambulância, cada uma equipada com pessoal e equipamentos condizentes com a gravidade da ocorrência a ser atendida. Para tanto, a equipe do Samu possui a ambulância de Unidade de Saúde Avançada (USA) e a de Unidade de Saúde Básica (USB) para atendimento aos mais variados tipos de acidentes com vítimas.

Por plantão, o Samu conta com dois médicos, três condutores socorristas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois rádio operadores e dois técnicos de regulação.

POPULAÇÃO

A grande maioria da população de Três Lagoas reconhece a seriedade, dedicação e o pronto atendimento dos serviços prestados pela equipe do Samu.

Por falta de conhecimento da dinâmica de funcionamento do Samu e das situações em que esse serviço deve ser solicitado, há os que reclamam, chegando a dizer que “existe má vontade e falta de interesse”.

As ambulâncias do Samu não são carro de transporte e remoção de pacientes, mas de atendimento e remoção de pessoas “em situações de urgência e emergência para salvar vidas”, ressaltou Marlúcio Moura.

“Sempre fui atendida quando pedi”, contou Maria Aparecida Pereira, do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Ela relatou a experiência que passou, quando cuidava de sua falecida mãe. “Ela faleceu aos 94 anos de idade e vivia acamada. Quando precisei, a equipe do Samu sempre nos atendeu. Quando não podiam, porque estavam atendendo a outras ocorrências, o pessoal nos orientava a chamar a ambulância dos Bombeiros”, disse.

“Com a vinda do Samu para Três Lagoas, melhorou muito o socorro à população. Sempre que precisei fui bem atendido”, disse um motorista de taxi, que preferiu não se identificar. “Mas sei de pessoas que reclamam que o Samu só atende acidentes de trânsito”, completou.

Por sua vez, o também taxista, Manoel Teixeira Neto, falou da experiência que teve, ao presenciar um acidente de trânsito com vítima. “Chamei logo o Samu para socorrer o motociclista, caído no asfalto”, contou. “Achei muito bom o jeito deles falarem comigo, pedindo informações de como estava a vítima. Enquanto falava ao celular, logo chegou a ambulância do Samu, em menos de cinco minutos”, lembrou o taxista.

“No que se refere a acidentes de trânsito, o Samu tem sido eficiente e merece todos os elogios e agradecimentos da população de Três Lagoas. O pessoal é eficiente e rápido. Estão de parabéns”, disse o radialista Eulálio Silva.

Ele também contou que, por várias vezes sua família precisou da equipe do Samu para socorrer sua irmã, falecida aos 45 anos de idade. “Ela estava desfalecida e a gente, naquele desespero, não sabia o que fazer. O pessoal foi muito atencioso, nos tranquilizou e orientou naquilo poderíamos fazer naquele momento”, lembrou Eulálio.

“Infelizmente, por falta de mais orientações, parte da população reclama que o Samu só atende a acidentes de trânsito e não é isso”, disse o radialista.

QUANDO CHAMAR O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) tem como finalidade prestar o socorro imediato à população em casos de emergência. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, através do telefone 192. Seguem abaixo as situações em que o SAMU deve ser chamado:

Na ocorrência de problemas cárdio-respiratórios.
Em casos de Intoxicação exógena.
Em caso de queimaduras graves.
Na ocorrência de maus tratos.
Trabalho de parto em que a mãe ou o feto estejam em risco de morte.
Situações de surto psiquiátrico/pessoas com sofrimento ou transtorno mental.
Em crises hipertensivas.
Quando houver acidentes/trauma com vítimas.
Em casos de afogamentos.
Em casos de choque elétrico.
Em acidentes com produtos perigosos.

O Samu conta com dois médicos, três condutores socorristas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois rádio operadores e dois técnicos de regulação.Foto: Assessoria

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