02/07/2013 – Atualizado em 02/07/2013
Por: G1/MS
A secretária de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, pediu afastamento do cargo nesta segunda-feira (1º). Em nota divulgada pelo governo do estado, ela afirmou que tomou a decisão para “que todos os fatos referentes à rede de combate ao câncer e envolvendo seu nome sejam apurados”.
Nesta segunda-feira (1º), a TV Morena exibiu trechos de escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, que revelaram a participação de Beatriz em um esquema que beneficiava a rede particular de oncologia na capital.
As escutas, que fazem parte das investigações da Operação Sangue Frio, da Polícia Federal, foram feitas no período de agosto e setembro de 2012, e também em maio deste ano. As conversas entre Beatriz e os diretores dos hospitais públicos de Campo Grande mostra como eles lidavam com as propostas do Ministério da Saúde para equipar os setores de radioterapia dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Beatriz foi secretária de Saúde de Campo Grande por oito anos, durante o mandato de André Puccinelli (PMDB) como prefeito. No governo do estado, ela estava no cargo desde 2006.
