29.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Falha permite recarga ilimitada de bilhete único de SP

Geral – 13/02/2012 – 10:02

Reportagem divulgada nesta segunda-feira no jornal O Estado de S.Paulo revela uma falha de segurança no bilhete único de São Paulo, considerado infalível há sete anos e tido como o segundo maior sistema de bilhetagem eletrônico do mundo, perdendo apenas para o cartão Octopus, usado no transporte público de Hong Kong. A falha foi detectada por um pesquisador de 21 anos, que encontrou uma maneira de carregar infinitamente o cartão por meio de um programa de computador sem custo algum.

Gabriel Lima, sócio da empresa de segurança da informação Pontosec, especializada em detectar ameaças e falhas em sites e redes virtuais, conseguiu fraudar a recarga com um programa desenvolvido por ele mesmo e um leitor de cartão importado da China que custa cerca de R$ 70. A falha permite salvar uma cópia virtual dos créditos de um bilhete único e usá-los indefinidamente. Sem fazer ligação com a brecha encontrada pelo pesquisador, a SPTrans revelou que iniciou um processo para substituição do sistema neste ano. Além de trocar os softwares que gerenciam a conta do sistema e monitoram o uso dos cartões, a prefeitura fará a substituição de todos os 25 milhões de bilhetes ativo

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.

Mais de 4.500 Cestas de Natal foram entregues a famílias em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

Iniciada no dia 15 de dezembro, a campanha foi marcada por um trabalho intenso e uma logística cuidadosamente planejada, garantindo que as entregas ocorressem de forma organizada, segura e eficiente em todos os pontos definidos.

Enquanto muitos cobram limpeza, alguns moradores ainda jogam lixo e móveis nas ruas de Três Lagoas

Flagrantes de descarte irregular, como no bairro Santa Rita, mostram que parte da população também contribui para a sujeira na cidade.