22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de fevereiro, 2026

Mandetta discute formação de consórcio de saúde na região norte do MS

Política – 26/05/2013 – 08:05

A criação de um consórcio de saúde que reúna os municípios da região norte de Mato Grosso do Sul foi proposta na última sexta (24) pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) em encontro com os prefeitos Adão Rolim (PR), de São Gabriel do Oeste e Márcio Faustino (PSD), de Bandeirantes, juntamente com os seus secretários municipais de saúde, Frederico Marcondes Neto e Gilvan Gonçalves.

A ideia do consórcio intermunicipal de saúde para a região Norte vem sendo amadurecida pelo deputado Mandetta com o secretário de saúde de São Gabriel do Oeste. Frederico Marcondes Neto, que já foi secretário de saúde em Camapuã e presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado. Os consórcios municipais de saúde já existem em outras regiões do país como forma de gestão associada e que permitem, segundo Mandetta, resultar em ações e serviços de saúde com eficiência.

Mandetta defende a articulação entre os secretários municipais de saúde como forma de otimização de recursos. “Ao invés de pequenas emendas para os municípios, lancei o desafio para que se concentrem em unir esforços para superar necessidades de recursos, pensando no coletivo entre as cidades”, assinalou.

O deputado cita como exemplo, que a busca dos pacientes pelos serviços de imagem, como raios-X, ultrassonografia e tomografia, poderiam estar concentrados em um bom centro de diagnósticos que atenda a região. Em São Gabriel do Oeste, Mandetta realizou uma intervenção cirúrgica em uma criança, moradora do assentamento Matão, localizado em Bandeirantes.

“A criança precisava de cirurgia, as vagas em Campo Grande estavam lotadas, havia vaga no centro cirúrgico e o hospital de São Gabriel está bem equipado, além de contar com bom anestesista”, observou o médico deputado. Ao final da operação bem sucedida, Mandetta disse que “é preciso mostrar que funciona sim uma rede de saúde no interior, desde que haja gestão e as pessoas possam se dar as mãos”.

O parlamentar cumpre agenda de visitas à região Norte do Estado, que começou na noite de quinta-feira (23) em Camapuã, onde se reuniu com o prefeito democrata Marcelo Dualibi, vereadores e lideranças da cidade e depois visitou o Parque de Exposições onde está sendo realizada a 35ª Exposição Agropecuária – Expocam. Depois de passar a manhã e almoçar em São Gabriel do Oeste, Mandetta cumpre compromissos em Coxim com prefeito Aluízio São José (PSB) e lideranças locais, e a noite participa da Festa de N. S. Auxiliadora, em Rio Verde.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul mantém segurança hídrica e abastecimento regular nos municípios operados pela Sanesul

Investimentos contínuos e planejamento técnico garantem fornecimento de água tratada em 68 cidades, mesmo diante de cenário nacional de preocupação com escassez

Mapeamento de Criativos de MS continua em 2026 e amplia cadastro de agentes da economia criativa

Iniciativa da Setesc busca fortalecer banco de dados estadual para subsidiar políticas públicas, investimentos e ações estratégicas no setor cultural

Divulgada lista de aprovados do Concurso Nacional Unificado, prazo para confirmar interesse começou neste sábado

Convocados devem manifestar interesse nas vagas imediatas até segunda-feira (23), pelo site da banca organizadora O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos...