22.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Empresas desconhecem normas técnicas, aponta diretor da ABNT

Geral – 17/05/2013 – 10:05

Em palestra para empresários na Casa da Indústria, Felipe Dyts destacou que mais conhecimento sobre as normas melhoraria a concorrência

A falta de conhecimento sobre as normas técnicas é, na leitura do diretor-comercial da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Felipe Dyts, o principal problema para as empresas brasileiras. “Tanto as empresas quanto a sociedade em geral precisam conhecer essas normas, isto contribui para uma melhor concorrência no mercado”, declarou durante palestra realizada na noite de ontem (16/05), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), para empresários do Estado por sugestão do Sindmad/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Móveis em Geral, Marcenarias, Carpintarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas de Mato Grosso do Sul).

Felipe Dyts apontou que produtos e serviços são como promessas. “Para demonstrar que alguns deles atendem aos requisitos de normas técnicas, regulamentos e outras especificações, é necessária a certificação”, destacou. Para o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, a ideia da palestra foi a de tratar a questão da certificação. “Existe a necessidade dos segmentos industriais da conformidade de produtos e serviços para buscar mercados cada vez mais exigentes, por isso a importância dos esclarecimentos trazidos pelo palestrante”, declarou.

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, reforçou que essa é uma tendência mundial e que a entidade já desenvolve estudos que visem a certificação de produtos e processos para segmentos específicos como a construção civil . “No segmento do mobiliário, por exemplo, estão sendo desenvolvidos outros trabalhos, como o ciclo de vida dos produtos. Vale a pena destacar que o Senai tem também dois laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia): o de cerâmica e o de metrologia”, apontou.

Segundo o presidente do Sindmad/MS, Juarez Falcão, as informações apresentadas pelo diretor-comercial da ABNT atendem todos os segmentos industriais. “Penso que a palestra somou para todos nós, pois as normas são muitas e falta mesmo é conhecimento sobre elas”, disse. Já o empresário Antônio Carlos Nabuco Caldas, da Círculo Móveis, destacou que a maioria das peças fabricadas precisa de certificação. “No caso de órgãos públicos, por exemplo, se o empresário não tem a certificação, ele já nem participa. As regras são muitas. São vários itens para padronizar os materiais, para que se possa ter uma concorrência mais justa”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...