33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Dia Internacional contra Homofobia é lembrado com panfletagem na Feira Noturna

Geral – 17/05/2013 – 10:05

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS e Movimento LGBT, realizou na última quarta-feira (15), na Feira Noturna, panfletagem de Políticas Públicas e Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT, ação alusiva a 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia.

O público que passou pelo local recebeu informações e conheceu o trabalho desenvolvido no município. “Uma equipe composta por técnicos, psicólogos e assistentes sociais esteve presente mostrando à população e para toda Rede de Proteção os serviços oferecidos ao público LGBT, a partir do momento em que seus direitos são violados”, explicou a coordenadora do CREAS, Vera Lúcia Rodrigues Renó.

17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL CONTRA HOMOFOBIA

Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde – OMS classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Nesse período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se a orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”.

Em 17 de maio de 1990, há 23 anos, a Assembleia Geral de Organização Mundial de Saúde aprovou e oficializou a retirada do código 302.0 (Homossexualismo) da Classificação Internacional de Doenças – CID, declarando oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A partir desse fato, o movimento LGBT tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Esta data simbólica e histórica incentiva à promoção de eventos sobre a conscientização pública em todas as regiões do mundo, visando chamar atenção de pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia em suas mais diferentes formas de manifestação e ação: a exclusão, a opressão e as de maior gravidade tais como agressões físicas e assassinatos sofridos pela população LGBT.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...