Geral – 14/05/2013 – 17:05
O Brasil manteve o quinto lugar no ranking de vendas de carros e comerciais leves em março, segundo dados da consultoria Jato Dynamics. O mercado brasileiro contabilizou 268.349 unidades, com queda de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2012. No entanto, o acumulando do primeiro trimestre mostrou avanço de 1,9% na comparação com o ano passado, com 787.663 veículos emplacados.
A quinta colocação no ranking geral foi mantida graças à queda da Alemanha, que vendeu 17% menos carros em março e amarga redução de 13% do mercado neste ano. O Brasil também se aproximou da Índia, atual quarta colocada, mas que teve queda de 9,8% em março, com 293 mil unidades. No ano, a diferença entre Brasil e Índia caiu para 35 mil unidades.
A liderança no ranking global de vendas segue com a China, que somou 4,7 milhões de unidades nos três primeiros meses de 2013 – um avanço de 19% ante o resultado do ano passado. Os Estados Unidos paracem em terceiro, com 3,6 milhões de carros, seguidos pelo Japão, com 1,5 milhão. Grã-Bretanha, Rússia, França e Tailândia completam o Top 10 da Jato Dynamics.
Marcas
A Toyota manteve a liderança, mesmo com queda de 3,9% no acumulado do ano e 6,7% em março. A Volkswagen é a segunda colocada, com crescimento de 11,4% em 2013. A Ford vem logo atrás com aumento de 7,4% em relação ao ano anterior. A Chevrolet ocupa o quarto lugar, seguida de perto pela Nissan. Hyundai (6), Honda (7), Kia (8), Fiat (9) e Wuling (10) completam a lista das das maiores montadoras, segundo a consultoria.
Fonte: Correio do Estado


