21.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 29 de janeiro, 2026

Com produção 85% abaixo da meta, programa Leite Forte enfraquece no Estado

Geral – 13/05/2013 – 09:05

O setor de leite de Mato Grosso do Sul reivindica criação de políticas estaduais mais agressivas para o setor, com isenção tributária a produtos industrializados e incentivos para a assistência técnica. Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul (Silems), Hernades Ortiz, o programa Leite Forte, do Governo do Estado, não atende às necessidades do setor por não oferecer nenhum tipo de benefício fiscal. Conforme ele, a produção de leite estadual está 85% abaixo da capacidade.

De acordo com Ortiz, o Estado produz, em média, três litros de leite por vaca diariamente. “Isso é muito baixo! Para você ter uma ideia, a produção média da Argentina é de 20 litros/dia por vaca”, afirma. Segundo ele, os produtores de leite sul-mato-grossenses – a maioria formada por agropecuaristas familiares – poderiam chegar ao nível de produção argentina caso existisse política de governo específica, como há em outros estados brasileiros.

Ele reclama que o programa Leite Forte, instituído no ano passado, é pouco eficaz. “Esse programa não atende às nossas necessidades”, afirma. Para Ortiz, o que a cadeia do leite precisa é de medidas que reduzam o custo da produção e aumente a produtividade.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste conquista selo Green Kitchen Nível III

Certificação concedida pela USP reconhece boas práticas em alimentação hospitalar, segurança alimentar e compromisso ambiental da unidade em Três Lagoas.

Com terços nas mãos e fé no coração, comunidade se une para pedir a volta do Mestre Armando

Comunidade reagIU com fé e mobilização, após transferência inesperada de figura histórica do Centro Juvenil da Vila Piloto

Morre a professora Marta Meza, referência em educação e fé em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Educadora faleceu nesta quarta-feira (28); Caçula lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e à comunidade escolar Faleceu nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a...