20.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Inova Senai anuncia campeões estaduais na Caça Talentos Expo

Educação – 12/05/2013 – 08:05

O Senai anunciou, na noite desta sexta-feira (10/05), durante a Caça Talentos Expo, os campeões da etapa estadual do Inova Senai 2013. Na categoria serviço inovador, o 1º lugar ficou com Hemerson Campos, do CetecSenai Rio Verde, com o trabalho “Prospecção e Extração de Quartzo Industrial”, enquanto na categoria processo inovador a equipe vencedora foi a do CetecSenai Naviraí com o trabalho “Projeto Integrado da Luneta Móvel do Torno Mecânico para Proteção do Operador”, compost por Pedro Gallo, Edmur Soares, Marlene da Silva, e Alessandra Perez.

Já na categoria produto inovador a equipe do CetecSenai Dourados venceu com o produto “Linguiça de Vegetais e Proteína de Soja”, desenvolvida por Verônica Arcanjo, Neilson Braga, João Zitkoski e Mariana Santos. Para o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, é nítida a evolução dos trabalhos apresentados. “Vemos que os alunos desenvolvem os projetos com foco em aspectos próprios para serem absorvidos pelo mercado. O Inova Senai é uma grande e importante vitrine para o trabalho que desenvolvemos”, declarou.

O aluno do CetecSenai Rio Verde, Hemerson Campos, contou que o projeto dele se trata da prospecção e extração de quartzo. “O projeto teve uma dificuldade média. Valeu a pena participar porque adquiri muito conhecimento e vejo que o projeto vai contribuir com o trabalho”, declarou. A aluna do CetecSenai Naviraí, Alessandra Campos, contou que a luneta móvel contribui para o trabalho dos torneiros mecânicos. “Com a luneta nós conseguimos impedir que acidentes aconteçam. Estamos muito felizes de termos ficado com o primeiro lugar”, contou, acrescentando que quatro pessoas integram a equipe.

Na categoria produto inovador, a equipe que desenvolveu a linguiça de vegetais destacou como foi a experiência de obter o primeiro lugar. “Foi muito difícil desenvolver esse produto, mas também posso dizer que valeu a pena, porque é muito gostoso e o resultado foi gratificante”, declarou a aluna Andressa Gottardi.

Inova

Ao todo foram 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, a premiação para os primeiros colocados foram tablets, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Centro de Educação de Tecnologia ou na Agência de Formação Profissional do Senai.

Segundo o coordenador do Nupi (Núcleo de Gestão e Fomento à Pesquisa e Inovação) do Senai, Ricardo Ferreira Júnior, os trabalhos ficaram expostos durante a Caça talentos. “A competição tem o intuito de promover a inovação em prol da competitividade das indústrias do Estado e proporcionar aos alunos a expertise na concepção de ideias, elaboração e execução de projetos”, disse.

Ainda conforme ele, as unidades e agências do Senai no Estado receberam, no fim do ano passado e início deste ano, a visita de técnicos do Nupi, além dos técnicos da gerência de tecnologia e inovação, para esclareceram sobre o regulamento da competição e motivaram a participação dos jovens. “A etapa estadual do Inova Senai 2013 também recebeu inscrições para a categoria serviço inovador, mas os projetos inscritos não obtiveram a pontuação mínima exigida. Vale a pena destacar que, embora eles não tenham obtido a pontuação mínima para tentar concorrer na etapa nacional, tiveram a oportunidade de serem apresentados no evento Caça Talentos Expo, concorrendo entre si, porém sem condições de seguirem para a próxima etapa do concurso”, informou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...