Educação – 09/05/2013 – 18:05
Com o objetivo de promover a interação entre estudantes com o mercado de trabalho, a Feira Caça Talentos Expo, realizada pelo IEL com patrocínio do Sebrae, Vale, ApexBrasil e apoio da Fecomércio, foi aberta nesta quinta-feira (09/05), pelo 2º vice-presidente da Fiems, Francisco Veloso Ribeiro, com a expectativa de atrair pelo menos 2 mil pessoas nos dois dias do evento, promovido no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). “A Feira vai contribuir para divulgar e promover os nossos recursos humanos, facilitando o oferecimento de novos profissionais para as indústrias instaladas no Estado. Dessa forma vamos melhorar a competitividade das nossas empresas”, discursou.
Já o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, reforça que a Caça Talentos Expo coloca à disposição dos estudantes informações sobre o mercado de trabalho, oferta de vagas de estágio e divulgação de cursos profissionalizantes. “A Feira também é uma oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos e a realização de cadastro de currículos. A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação”, destacou.
Entre as atividades que serão desenvolvidas estão inclusos minicursos e palestras, o lançamento do Prêmio IEL de Estágio, programas de trainee, rodada de oportunidades, sistemas de ensino, inovação e tecnologia, recursos humanos de empresas, programas de iniciação científica, novidades na área de desenvolvimento humano, cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, sistemas de acesso ao conhecimento e instituições de financiamento do ensino.
Para o diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, qualificação profissional é fundamental para aumentar a competitividade das empresas. “E é nesse sentido que o Sebrae, em parceria com o Sesi, Senai e IEL, tem trabalhado, pois precisamos da força de trabalho. Acredito que a Caça Talentos Expo vai contribuir para a formação da nossa futura força de trabalho. Por isso, jovens aproveitem esse evento”, pontuou.
Já o reitor da UCDB, padre José Marinone, reforçou que a iniciativa privada tem de olhar com mais carinho para os jovens, dando oportunidades como essa que a Caça Talentos Expo está proporcionando. “Esses 2 dias de evento são uma chance ímpar para os estudantes. Precisamos de mais interação entre o setor produtivo e o setor educacional, pois a prática obtida com o estágio é indispensável para que os futuros profissionais não saiam da universidade sem experiência”, avaliou.
O superintendente regional de Trabalho e Emprego, Anízio Pereira Tiago, destacou que a Caça Talentos Expo vai contribuir para aumentar a responsabilidade dos jovens com a própria formação profissional. “O Ministério do Trabalho e Emprego vê eventos como esse com bons olhos, pois vai integrar o futuro profissional com o mercado de trabalho. Mãos à obra porque o futuro os espera”, disse.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (09/05)
Manhã
8h30 – Abertura oficial
8h30 às 21h – Olimpíada do Conhecimento do Senai – etapa estadual
8h30 às 21h – Inova Senai – etapa estadual
8h30 às 21h – Concurso Técnico-Cultural Desafio de Ideias do Senai
8h30 às 21h – Startup Dojo (sala I)
9h30 – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório I)
9h30 – Palestra: Profissões de Nível Médio e Tecnológico, seus Desafios e Oportunidades – Carolina Ramos Buscarons Iwano (auditório II e III)
9h30 – Palestra: Qual é o seu Talento? – Conselho Regional de Psicologia (auditório IV)
Tarde
14h – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório III)
14h30 – Palestra – IBGE: Mercado de Trabalho em MS e no Brasil – Isabel de Paula (auditório I)
14h30 – Palestra: A Vale no Mato Grosso do Sul – Conhecendo o Mercado de Mineração e suas Oportunidades (auditório IV)
15h – Lançamento do Prêmio IEL de Estágio (auditório I)
16h – Mesa Redonda: Trabalho Final de Graduação em Arquitetura (auditório II)
17h – Palestra: O Psicólogo nas Organizações – Como Eu Faço? – Fernando Faleiros (auditório)
Noite
18h – Palestra: A Vale no Mato Grosso do Sul – Conhecendo o Mercado de Mineração e suas Oportunidades (auditório III)
18h – Palestra – Preparação para o Mercado de Trabalho – Patricia Alves (auditório I)
19h – Workshop Indústria Tec – Senai e Startup MS (auditório IV)
19h30 – Palestra: O Impacto das Novas Tecnologias no Trabalho e Novas Profissões – Saidul Mahomed (auditório I,II e III)
SEXTA-FEIRA (10/05)
Manhã
8h30 às 18h – Olimpíada do Conhecimento do Senai – etapa estadual
8h30 às 21h – Inova Senai – etapa estadual
8h30 às 21h – Concurso Técnico-Cultural Desafio de Ideias do Senai
8h30 – Debate: O Mercado de Trabalho em Campo Grande – ABRH/MS
8h30 – Palestra: Estágio e Mercado de Trabalho – Clara Piva (auditório IV)
8h30 – Palestra: Profissões de Nível Médio e Tecnológico, seus Desafios e Oportunidades – Carolina Ramos Buscarons Iwano (auditório II e III)
8h30 – Projetos Setoriais – Móveis, Plásticos e Vestuários (sala II)
10h30 – Palestra: Preparação para o Mercado de Trabalho – Patricia Alves (auditório I)
Tarde
13h – Workshop Inclusa de PCD no Mercado de Trabalho – Sesi (auditório I e II)
16h – Palestra: Inovação na Arquitetura com o Design Paramétrico e Fabricação (sala II)
17h – Palestra: Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação – Sebrae/MS (auditório I)
Noite
18h – Premiação da Olimpíada do Conhecimento do Senai
19h30 – Palestra: O Segredo do Fracasso – Murilo Gun (auditório completo)
Fonte: Assessoria de Comunicação