30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026

Ração balanceada garante leite melhor

Geral – 09/05/2013 – 14:05

Uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste) de São Carlos (SP) mostrou que a mudança na dieta do gado melhora a qualidade do leite produzido. A ração que tem menos proteínas é mais balanceada e o gasto para o produtor é 20% menor.

A pesquisa pode ajudar o produtor com a chamada nutrição de precisão. A dieta dos animais é composta por alimentos que são fontes de proteína, como farelo de soja, e fontes de energia, como o milho. Quando a pastagem é de boa qualidade, é possível mudar a ração e economizar.

“Reduzimos na ração concentrada a inclusão do farelo de soja, que é a fonte protéica, e proporcionalmente aumentamos a inclusão de milho, de forma que essa ração ficasse com menor teor de proteína. Como a inclusão do farelo de soja foi reduzida, essa ração também ficou mais barata”, explicou o pesquisador Alexandre Pedroso.

O bom pasto garante a proteína que foi retirada da ração e o pesquisador explicou que o foco não é ganhar aumento de produção. “É manter o desempenho dos animais, alimentando melhor e com uma ração mais barata”, destacou Pedroso.

No sítio do produtor rural Luís Bombarda são produzidos 100 litros de leite por dia. A base da alimentação das vacas é uma mistura de bagaço de laranja torrado, milho e alguns nutrientes. Além disso, elas também consomem o bagaço da cana e o pasto. “Vamos ver se a gente consegue, mas tem que mudar tudo, tem que fazer o que tem que ser feito através dos técnicos”, disse.

Qualidade

A melhor alimentação do gado no campo pode ter reflexos no supermercado. Segundo a pesquisa da Embrapa, o leite deve ficar mais nutritivo e com mais proteínas, o que significa maior qualidade para o consumidor. “A gente que é mãe, que tem bebe em casa, sabe o quanto é bom o leite e a gente tem que escolher bem para dar aos nossos filhos”, afirmou a vigilante Elisângela Pereira.

Os testes já foram concluídos e o produtor interessado em aplicar a técnica no campo deve entrar em contato com a Embrapa. Outras informações pelo telefone (16) 3411-5600.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação

“Seguimos com um mercado aquecido”, diz diretora da FUNTRAB sobre emprego formal em MS

Marina Dobashi explicou que estado manteve mais de 709 mil empregos com carteira assinada em 2025, impulsionado pela expansão industrial e investimentos em celulose

Força Tática apreende adolescentes por furto e recupera bicicleta elétrica no Jardim Cangalha

Veículo furtado foi localizado após denúncia da vítima, dois menores foram encaminhados à DEPAC