21.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Confira mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos no frio

Esporte – 09/05/2013 – 14:05

Desde os seus primórdios, a Medicina alerta para o fato de que o corpo sofre uma verdadeira “agressão” do meio ambiente com a chegada das estações mais frias. A maioria da população brasileira, habitante de um país tropical, tem baixa resistência às infecções comuns do clima frio.

O que devemos saber sobre corridas nessa situação climática? Há alguns mitos em que mesmo as pessoas esclarecidas ainda acreditam.

1- Correr gripado acelera a cura, pois o exercício físico e o suor facilitam a saída da virose do corpo: A ciência explica que, ao contrário dessa expectativa, o que temos é um maior risco de piorar o quadro clínico deste estado infeccioso viral com exercícios de qualquer intensidade. A recomendação para o caso de gripe é de repouso. Recentes pesquisas da Medicina e Cardiologia do Esporte detectaram um aumento das chamadas miocardites virais principalmente por falta de repouso, causando arritmias cardíacas.

2- A vitamina C ajuda a prevenir e a curar a gripe: A vitamina C não tem nenhuma influência na infecção ou no tratamento da gripe. Alguns médicos chegaram a recomendar altas doses dessa vitamina, e o que se ganhou foi um aumento das infecções urinárias nos pacientes. As superdoses vitamínicas vieram dos adeptos da Medicina Ortomolecular, que recentemente recebeu nova condenação do Conselho Federal de Medicina, reafirmando não validar a prática médica e proibindo qualquer cobrança pelos serviços dos médicos que insistem nela.

3- Consumir alho, cebola e chá de limão curam a gripe: Estes alimentos exercem pouca influência no aumento da imunidade de seus usuários.

4- Tomar antibióticos acelera a cura: Os antibióticos não têm ação na virose. Seu uso não é a conduta médica habitual, salvo se já ocorreu uma piora clínica, com o aparecimento de alguma nova infecção, agora causada por bactérias, como acontece em certas amigdalites e pneumonias.

No inverno, o esportista deve evitar temperaturas muito baixas, principalmente se elas forem inferiores a 15ºC. Fazer um longo aquecimento muscular, usar preferencialmente a respiração nasal, vestir roupas adequadas para se proteger da perda rápida de calor – principalmente nas mãos, pés e rosto – e ingerir líquidos aquecidos (não alcoólicos) durante e após os exercícios.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador oferece 124 vagas de emprego nesta sexta-feira em Três Lagoas

Maior número de oportunidades é para auxiliar de produção, vendedor e operador de máquinas A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 124 vagas...

Enem 2025: confira como acessar o local de prova e evitar atrasos

Cartão de Confirmação deve ser consultado na Página do Participante A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada neste domingo...

Isenção do IR deve estimular consumo e reduzir desigualdade, apontam especialistas

Projeto aprovado no Congresso isenta quem ganha até R$ 5 mil e aumenta tributo para rendas mais altas, sanção é esperada na próxima semana O...