34.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Revoltados, professores rejeitam proposta do prefeito

Educação – 03/05/2013 – 15:05

Em uma assembleia tensa, professores da rede municipal rejeitaram, por unanimidade, a proposta de reajuste salarial feita ontem pelo prefeito Alcides Bernal (PP) e querem o cumprimento da lei municipal 5.060, que garantia o pagamento do piso nacional para os que trabalham 20 horas por semana, neste ano. O prefeito disse que não tem recursos para arcar com o aumento de 31,61% e propôs equiparar os salários da categoria ao piso em 2015.

A categoria está irredutível: quer a integralização do piso ainda em 2013, conforme prevê a lei 5.060, nem que o reajuste seja parcelado em três vezes, até o final do ano. Durante a assembleia, ontem, na sede do Sindicato Campograndense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), docentes lembraram que não só o pagamento do piso está garantido em lei, mas também foi promessa de campanha de Bernal.

“O prefeito assinou esse compromisso aqui dentro da ACP, na frente da categoria e agora não quer cumprir? O que nos garante que ele vai cumprir essa outra proposta?”, questionou o professor Gilvan Bronzoni. “Não dá mais para aceitar essa empurração com a barriga. Duvido que ser fizermos uma greve, a Justiça vai considerar o nosso movimento ilegal. Nós só estamos pedindo para que a lei seja cumprida”, complementou o professor Edivaldo Bispo da Silva.

Em reunião com o presidente do sindicato, o professor Geraldo Gonçalves, Bernal afirmou que a folha dos professores do município consome os recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e mais R$ 7 milhões dos cofres municipais. 

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...

Passeata “Quebrando o Silêncio” alerta sobre violência digital neste sábado em Três Lagoas

Evento será realizado às 16h na Lagoa Maior e visa conscientizar famílias, especialmente crianças e adolescentes, sobre os perigos da internet Neste sábado, dia 23...