21.5 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Jamil vai à Brasília levar suas preocupações sobre o funcionamento de Três Irmãos

Política – 26/04/2013 – 14:04

Na quinta feira (25) o prefeito de Andradina, Jamil Ono se encontrou com o Diretor Presidente da ANA ( Agência Nacional de Águas ) Vicente Andreu para tratar de assuntos relacionados a usina de Três Irmãos, localizada entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto.

A usina esta com a concessão vencida desde 2011 e ela é uma das localizadas em posição estratégica pela sua localização geográfica,que permite deter o controle da vazão de águas entre os rios Tietê e Paraná, que afeta o volume de água das demais usinas e até mesmo a navegabilidade na hidrovia Tietê-Paraná.

“A ANA é reconhecida pela sociedade como referência na gestão e regulação dos recursos hídricos e na promoção do uso sustentável da água e por isso viemos dividir nossas preocupações em relação a concessão da usina”, explicou Jamil.

A Agência Nacional de Águas tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações.

“Hoje temos a informação que apenas uma das cinco turbinas da usina são utilizadas durante o dia e as demais durante a noite. Qualquer mudança no sistema pode comprometer o sistema e até causar prejuízos ao meio ambiente da região”, disse o secretário de Governo e Gestão Participativa, Manoel Messias de Almeida que também participou do encontro.

Andreu tranquilizou o prefeito a respeito do assunto explicando que o funcionamento das usinas são controlados pelo NOS (Operador Nacional do Sistema), que regra todo o sistema energético nacional, portanto, qualquer que seja a concessionária a assumir Três Irmãos sua operação seguirá regras constituídas para não prejudicar todo o sistema nacional.

O prefeito levou o debate sobre a discussão da partilha do ICMS da usina e outros pontos polêmicos como o fato do Governo do Estado de São Paulo não aderiu ao Programa de Redução de Energia do Governo Federal deixando a população paulista a margem de um benefício que influi diretamente na economia das famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...