20.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Cineclube aborda o índio e as relações com o branco, a terra e a cultura

Cultura – 25/04/2013 – 14:04

No mês em que se comemora o dia do Índio, o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS), em parceria com a Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul exibe neste sábado (27 de abril), pelo projeto Cineclube, o filme “Xingu”. A sessão começa às 15 horas na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é gratuita.

A proposta do Cineclube é utilizar a sétima arte para promover um debate positivo sobre um tema escolhido a cada mês. Em abril, a questão indígena será discutida entre especialistas convidados e participantes.

“Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil e é o lugar com maior densidade dessa população do país. Mesmo assim, esse povo ainda sofre a exclusão, a violência e o não reconhecimento do seu valor histórico, étnico e cultural. Precisamos nos atentar para esses conflitos e acreditamos que a linguagem cinematográfica contribui na universalização da informação e promoção do diálogo”, explica o coordenador do Cineclube, o psicólogo e vice-presidente do CRP14, Carlos Cézar Coelho Netto.

“Xingu” (2012/Brasil/aventura/102’/12 anos), tem direção de Cao Hamburguer e conta a história de três irmãos que decidem viver uma grande aventura: Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23. Os irmãos Villas-Bôas alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central.

A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de “Marcha para o Oeste”.

Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.

Na aventura, os irmãos Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Ao recontar a saga dos irmãos, o filme acompanha essa grande luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros.

Cineclube do CRP14/MS é aberto a toda sociedade. Lançado em abril de 2008, o projeto tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana através da sétima arte. Para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-MS ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

Serviço: O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de Agosto, 453 – centro. Outras informações podem ser obtidas no CRP-MS através do telefone 3382-4801.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...