29 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Educação Inclusiva

Educação – 19/04/2013 – 11:04

Administração pública investe na qualificação de profissionais e ambiente de estudos para alunos da rede

A Secretaria de Educação tem se movido de um cuidado especial na tentativa de atender e sanar todas as necessidades de seus usuários.Isso inclui os alunos portadores de necessidades especiais. Hoje a rede atende crianças de 0 a 17 anos, com todos os tipos de necessidades, seja ela surdez, cegueira, deficiência múltipla, autismo, entre outras.

As crianças são matriculadas normalmente na escola regular e são encaminhadas para uma equipe especializada, onde suas necessidades serão identificadas e os alunos serão encaminhados aos pontos de atendimento corretos. A equipe de educação especial de Três Lagoas hoje conta com 2 psicólogas 2 pedagogas (uma com habilitação em necessidades especiais) 2 assistentes sociais.

Na rede existem salas de apoio pedagógico e em duas escolas existem as salas de Atendimento Educacional Especializada, onde as crianças frequentam o ensino regular em um período e no outro período elas frequentam as salas de AEE. As escolas Municipais Flausina de Assunção Marinho, no Bairro Santa Rita e Marlene de Noronha Gonçalves, são as que atendem ensino regular e em período contrario prestam o atendimento de educação especializada.

Os profissionais que atuam nessa área passam por cursos de capacitação periódicos palestras são ministradas constantemente, e nessa sexta-feira (19) participarão de um curso intitulado ”Confecção de Células para Leitura em Braile” voltado para a área de Arte da Educação Especializada. Com o objetivo de incentivar a feitura das células pelos professores que atuam como mediador com o deficiente visual, pois enquanto confecciona aprende a manuseá-lo, visto que a pessoa com necessidade especial educacional se apropria deste sistema de leitura, adquirindo sua aprendizagem por ser muito adaptável e eficaz.

Fonte: Redação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chikungunya segue como desafio de saúde pública no Brasil após uma década dos primeiros casos

Especialistas alertam para a expansão do vírus, dificuldades no combate ao mosquito e incertezas sobre nova vacina aprovada no país

Poder de compra da merenda escolar encolhe 8,8% desde último reajuste

Sem novos aumentos desde 2023, valor repassado por aluno na rede pública chega a apenas R$ 0,50 por dia para maioria dos estudantes

Deputados de MS dividem votos sobre PEC da Blindagem

Proposta enfrenta resistência no Senado após gerar desgaste político; parlamentares tentam justificar votos