Saúde – 16/04/2013 – 15:04
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência.
Desde outubro de 2011, já estava previsto a implantação do projeto nacional no município de Três Lagoas, porém a implantação em nossa cidade segundo a entrevistada Enfermeira e Gerente de saúde Ilda Guimarães só ocorreu em maio do ano passado.
Este projeto tem como público alvo toda gestante e seu bebê a contar de um simples teste para confirmação de uma possível gestação ou quando confirmada inclui o acompanhamento do pré-natal e puerpério (pós-parto) garantindo também.
-
Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
-
Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
-
Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.
-
Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
-
Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.
-
Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.
-
Acesso ao planejamento reprodutivo.
Segundo Eliane Fúrio responsável pelo Projeto Rede cegonha em Três Lagoas “ todas as unidades estão disponíveis para atender todas as gestantes e puerperas e que é um direito da gestante ter acompanhamento durante seu parto” . Está previsto a aprovação pelo ministério da saúde melhorias na maternidade e U.t.i.s. Neonatais, visando assim reduzir os índices de mortalidades infantis.
Fonte: Da Redação / Divulgação