17.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de setembro, 2025

Aparelho de telefone foi o produto mais reclamado em 2012

Economia – 13/04/2013 – 16:04

Os aparelhos de telefone — principalmente os celulares — foram os produtos que mais geraram reclamações no Procon-SP em 2012, segundo balanço divulgado pela fundação nesta sexta (12). Esses produtos somaram 18% das reclamações, um total de 7.204 queixas no ano passado.

Segundo avaliação da entidade, os aparelhos de telefone, especialmente os celulares, “apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de vícios de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores”. O problema é agravado pelo suporte inadequado no pós-venda, com os fabricantes alegando que o defeito ocorreu por mau uso, “colocando, assim, a culpa pela falta de qualidade do aparelho no consumidor”.

O principal problema enfrentado pelos consumidores que levaram as reclamações ao Procon-SP foi a qualidade dos produtos, motivo de 42% das reclamações, ou 17.064.

Produtos e problemas que mais gereram reclamações no Procon-SP em 2012

 

Produtos

 

1º Aparelho de telefone

18%

2º Microcomputador / Produtos de Informática

14%

3º Móveis

10%

4º Produtos da Linha Branca (geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, louça e secadora, fogão e microomdas)

10%

5º Televisão / Vídeo Cassete / Filmadora / Video-Laser

7%

Problemas

 

1º Vícios de qualidade

42%

2º Não entrega / atraso na entrega

39%

3º Contrato – descumprimento / cancelamento

13%

4º Oferta / Publicidade enganosa

3%

5º Compra de veículo (multa, transferência, alienação, não entrega de documento)

1%

Produtos

O segundo tipo de produto mais reclamado foram microcomputador e produtos de informática, num total de 14% das reclamações (5.582) e o terceiro são os móveis, com 10% das queixas (4.192).

Em seguida ficaram as reclamações dos produtos da linha branca – geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar (10%, ou 3.997) e aparelhos de TV (7%, ou 2.689).

Nos segmentos de linha branca e eletroeletrônicos, também houve reclamações quanto à qualidade dos produtos (ruídos excessivos, máquinas de lavar que não centrifugam, entre outros).

Problemas

Entre as reclamações, o Procon destaca também problemas relacionados à entrega. Há queixas sobre produtos que não foram entregues ou entrega de produtos diferentes do que foi contratado.

No caso de móveis é frequente sua entrega de forma incompleta (faltando puxadores, cabideiros, gavetas, etc.). Outra reclamação recorrente é a relacionada aos atrasos e problemas na montagem dos móveis adquiridos.

Nas lojas virtuais, a entidade diz que, além de não realizar a entrega, há empresas que se negam ou dificultam o exercício do direito de arrependimento previsto no artigo Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo desse novo ranking é “mostrar as dificuldades que o consumidor ainda enfrenta no pós venda e a relevância que esses produtos tem no dia a dia de cada cidadão”, diz o Procon-SP.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos atinge recorde histórico no Brasil, alerta fundação

O aumento registrado entre 2023 e 2024 chamou a atenção da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que atua pela garantia dos direitos na primeira infância

Arquiteto de renome mundial morre em acidente aéreo no Mato Grosso do Sul

Morreram em acidente aéreo no Mato Grosso do Sul o arquiteto Kongjian Yu e o cineasta Luiz Fernando Ferraz, que trabalhavam juntos em um documentário sobre cidades-esponja

Tonhão propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio nas escolas de Três Lagoas

Vereador sugere à Prefeitura ações educativas anuais no mês de setembro, com foco em saúde mental e valorização da vida