27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Município recebe palestras sobre Petróleo, Gás e Energia

Educação – 13/04/2013 – 15:04

Eventos destacam importância das micro e pequenas empresas para a cadeia produtiva.

O Sebrae/MS e a Petrobras realizam na próxima segunda-feira (15), em Três Lagoas, duas palestras gratuitas a empresários interessados em saber mais informações sobre a cadeia produtiva que envolve os setores de Petróleo, Gás e Energia. Os eventos acontecem a partir das 19 horas, na entidade de apoio às micro e pequenas empresas na cidade, localizada na Rua Zuleide Perez Tabox, 826.

No primeiro momento, Aládio de Souza, consultor técnico da empresa petrolífera e gestor do projeto Petrobras-Sebrae em Sergipe, mostra como a iniciativa transformou a realidade da região. As ações realizadas promoveram a inovação nos pequenos negócios e o incremento da economia do Estado, através da inclusão de micro e pequenas empresas no processo de fornecimento de produtos e serviços à gigante do mercado mundial de petróleo.

Em seguida, a coordenadora executiva da Rede Petro Brasil, Ana Maria Mendonça, fala sobre o movimento de integração e articulação formado hoje por 18 Redes Petro locais. Elas representam empresas brasileiras de todos os portes, fornecedoras da cadeia produtiva de Petróleo, Gás e Energia; além de instituições e empresas âncoras estratégicas do setor. Entre os principais objetivos do projeto está aumentar a competitividade dos participantes no mercado e viabilizar o fechamento de negócios.

“A intenção é formarmos até o final deste ano uma Rede Petro aqui no MS”, destaca Yuri de Miranda, gestor do projeto Petrobras-Sebrae em Mato Grosso do Sul.

Potencial

Estima-se que a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), com previsão para ser a maior da América Latina neste setor, esteja em operação em setembro de 2014, em Três Lagoas-MS. A expectativa é que a fábrica duplique a produção de ureia no Brasil.

O Consórcio responsável pela construção da unidade foi uma das empresas âncoras que participaram da 8ª Rodada de Negócios Multissetorial de Três Lagoas, promovida pelo Sebrae no final do ano passado. O evento bateu recorde, gerando negociações de aproximadamente R$ 95 milhões, puxadas principalmente pela demanda da UFN-III, que está em construção.

Palestrantes

Aládio de Souza é engenheiro mecânico, especialista em Engenharia de Equipamentos e de Produção. O profissional trabalha há mais de 35 anos na Petrobras e é coautor dos livros “Universidade e as Redes Temáticas em Energia”, “Inovação Tecnológica na Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia” e “Redes de Cooperação como Indutoras da Inovação”.

Já a engenheira civil e de segurança Ana Maria Mendonça, além de coordenadora executiva da Rede Petro Brasil, é presidente da Associação das Empresas de Petróleo Gás e Energia de Sergipe e membro do Grupo de Tecnologia da Rede Petrogás Sergipe. Pós-graduada em Engenharia de Gás, possui ainda MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; e é Mestre em Regulação da Indústria de Energia.

Serviço

Os interessados em saber mais informações sobre as palestras e o Programa da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...