25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de julho, 2025

Coreia do Norte oferece ajuda a diplomatas brasileiros para deixarem o país

Geral – 06/04/2013 – 08:04

O governo norte-coreano comunicou nesta sexta-feira (5) todas as representações diplomáticas que estão no país, inclusive a do Brasil, sobre a possibilidade de receberem apoio logístico para deixarem a Coreia do Norte. O governo do Brasil pretende manter, por enquanto, a Embaixada do Brasil na Coreia do Norte em funcionamento.

No país, vivem o embaixador Roberto Colin, a mulher dele, o filho do casal e um funcionário da embaixada. A mulher e o filho do embaixador da Palestina na Coreia do Norte também são brasileiros. A medida norte-coreana visa a cumprir a Convenção de Viena, que estabelece que os diplomatas devem ter a segurança garantida pelo país onde estão vivendo.

O Itamaraty não soube informar se a Coreia do Norte deu algum prazo para as embaixadas. No entanto, o Reino Unido disse que o governo norte-coreano só conseguiria garantir a segurança das representações diplomáticas até a próxima quarta-feira (10).

“Podemos confirmar que a embaixada britânica em Pyongyang recebeu uma comunicação do governo norte-coreano nesta manhã”, afirmou um porta-voz do ministério das Relações Internacionais do Reino Unido, ao jornal Telegraph.

A embaixada da Rússia também recebeu um comunicado do governo norte-coreano para que considerassem a possibilidade de retirada de pessoal do país.

Segundo o porta-voz da embaixada russa em Pyongyang, Denis Samsonov, os diplomatas receberam a visita de representantes norte-coreanos, que fizeram pessoalmente o pedido.

Por enquanto, Rússia e Reino Unido não planejam fechar suas embaixadas e deixar a Coreia do Norte. Atualmente 24 embaixadas estrangeiras estão no país.

Mísseis

Nesta sexta-feira (5), a Coreia do Norte colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu na costa leste do país, disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap, citando fontes de inteligência da Coreia do Sul –que já posicionou em sua costa dois navios para interceptar mísseis.

A informação não foi confirmada oficialmente, mas pode ser uma demonstração de ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam.

“No início desta semana, o Norte transferiu por trem dois mísseis Musudan e os colocou em lançadores móveis”, disse um oficial militar à Yonhap. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quis comentar o assunto.

Ainda não está claro quais mísseis teriam sido deslocados. A especulação são em torno de dois tipos de mísseis que aparentemente não foram testados.

Um deles é o chamado míssil Musudan, que o Ministério da Defesa da Coreia do Sul estima que tem alcance de até 3.000 km. O outro é chamado de KN-08, que se acredita ser um míssil balístico intercontinental, que não foi testado.

Fonte: UOL Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Laura Achiles Nunes fala sobre combate à violência no Agosto Lilás

Advogada esteve no Jornal da Manhã, da Caçula FM 96.9, e destacou a importância da educação e da rede de apoio no enfrentamento à...

Filha relata luta de mãe encontrada em rodovia de SP após quatro dias desaparecida

Moradora de Três Lagoas foi localizada por caminhoneiros em rodovia de Lavínia, no oeste paulista, onde familiares relataram luta contra a depressão e a busca de apoio para tratamento.

PAC 2025: Três Lagoas receberá Policlínica e ampliações na saúde

Investimento faz parte do Novo PAC Seleções 2025, do Governo Federal