26.5 C
Três Lagoas
sábado, 2 de maio, 2026

Esponja alteraria data da aparição da vida animal na Terra

Geral – 07/02/2012 – 10:02

Uma equipe de pesquisadores descobriu na Namíbia fósseis de esponja considerados a primeira prova da vida animal na Terra, que faz remontar em várias dezenas de milhões de anos a data estimada da aparição desta forma de vida.

Os fósseis foram encontrados em sua maioria no Parque Nacional de Etosha (norte), e também em outros pontos deste país africano, em rochas de até 760 milhões de anos, segundo uma equipe internacional de dez pesquisadores que publicaram seus resultados no South African Journal of Science.

Até agora, a comunidade científica considerava que a vida animal apareceu na Terra entre 600 e 650 milhões de anos atrás. Com esta descoberta, essa origem remontaria entre 100 e 150 milhões de anos antes.

Segundo o estudo, estas minúsculas esponjas esféricas, do tamanho de um grão de pó e cheias de buracos que permitem a passagem da água, são nossos ancestrais mais distantes, diz Tony Prave, um dos coautores do estudo, da Universidade de St Andrew (Escócia).

“Se pegarmos a árvore genealógica e remontarmos até o que se chama grupo mãe, o ancestral de todos os animais, então, sim, esta seria nossa mãe comum”, afirmou.

Segundo o professor Prave, a descoberta de fósseis de 760 milhões de anos é coerente com a hipótese dos especialistas da genética, que trabalham no “relógio molecular”. Trata-se de um método que permite determinar a idade de uma espécie comparando as variações de seu DNA com as de outras espécies vizinhas.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Contrabando de R$ 108 mil é interceptado na BR 158 em Brasilândia

Polícia Rodoviária apreendeu celulares, perfumes, pneus e eletrônicos trazidos do Paraguai sem documentação fiscal

Hospital Regional da Costa Leste realizou 107 cirurgias de catarata em Mutirão oftalmológico

Ação realizada em abril atendeu pacientes de 11 municípios e contribuiu para a redução da fila de espera no SUS

Sábado terá sol e previsão de tempo instável em Três Lagoas

Frente fria avança por Mato Grosso do Sul e pode provocar instabilidades no fim do dia