25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Obama assina ordem executiva bloqueando ativos do Irã nos EUA

Internacional – 07/02/2012 – 07:02

O presidente americano, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira novas sanções contra o Irã, pressionado a abandonar seu programa nuclear pelos EUA e europeus. Entre as medidas está o bloqueio de todos os ativos iranianos nos Estados Unidos, incluindo os do banco central persa.

Segundo a Casa Branca, a decisão se baseia no fato de que a autoridade monetária do Irã e outros bancos do país realizam práticas enganosas para esconder certas transações financeiras.

O decreto atinge principalmente o setor financeiro iraniano, incluindo o banco central e “toda instituição financeira” no país, e promove a entrada em vigor de sanções já previstas na lei de financiamento do Pentágono que Obama havia promulgado em 31 de dezembro.

“Determino que as sanções adicionais são necessárias, particularmente à luz das práticas enganosas do Banco Central do Irã e de outros bancos iranianos para ocultar transações de partes sancionadas; das deficiências no combate do governo iraniano à lavagem de dinheiro e os pontos fracos em sua implementação; e do risco contínuo e inaceitável representado para o sistema financeiro internacional pelas atividades do Irã”, disse em carta ao Congresso.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões

Mato Grosso do Sul registra 816 casos prováveis de dengue em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações da doença e mais de mil casos prováveis de Chikungunya, não há óbitos registrados até o momento Mato Grosso...