22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Governo adia aumento do IPI para carros

Economia – 01/04/2013 – 10:04

O governo anunciou na noite de sábado (30) a prorrogação das atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões até 31 de dezembro de 2013.

O tributo sobre veículos subiria a partir desta segunda-feira, 1º de abril.

Marcelo Camargo/ABr

Governo deixa de arrecadar R$ 2,2 bilhões ao manter o IPI reduzido até o final do ano

“Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios”, afirmou o Ministério da Fazenda, em comunicado.

A medida representa uma renúncia fiscal adicional de R$ 2,2 bilhões entre abril e dezembro de 2013 em relação ao que já estava programado.

Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, cujas alíquotas subiriam de 2 para 3,5% a partir de segunda-feira, o imposto foi mantido em 2% até o final deste ano. A alíquota original do IPI para veículos de até 1.000 cilindradas é de 7%.

Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI deveria passar de 7 para 9% em 1º de abril, enquanto para veículos a gasolina, subiria de 8 para 10%.

Com a medida, as alíquotas ficam mantidas em 7% para veículos flex e em 8% para gasolina. O IPI original do segmento é de 11% para carros flex e de 13% para os que são movidos a gasolina.

Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece em 25% para os movidos a gasolina e em 18% para os flex. Já para caminhões, a alíquota foi mantida em zero.

Também foi prorrogada até 31 de dezembro a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves. A alíquota original nesse segmento é de 8%.

O governo reduziu o IPI sobre veículos no final de maio do ano passado, em meio a uma queda nas vendas do setor responsável por cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Brasil. O incentivo começou a ser retirado gradualmente neste ano.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas