20.3 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Governo anuncia plano para fortalecer direitos dos consumidores

Economia – 15/03/2013 – 14:03

O governo federal anuncia nesta sexta-feira (15) o Plano Nacional de Consumo e Cidadania, um pacote de medidas que visam fortalecer os órgãos de defesa do consumidor (Procons) e impor regras mais rígidas para a atuação das agências reguladoras de serviços.

Em evento no Palácio do Planalto, o governo anunciou que será criado, em 30 dias, um conselho de ministros que vai definir uma lista de produtos essenciais, que serão considerados prioridade para troca e manutenção. Para esses produtos, as empresas terão prazo máximo para fazer troca ou reparo.

O mercado financeiro também foi incluído entre as medidas. Os consumidores terão direito a saber, por exemplo, quando tomarem um empréstimo, a composição dos custos – o que é juros, o que é encargo, dentro do valor que vão ter que pagar.

Os Procons, por sua vez, serão fortalecidos. O governo vai enviar um projeto de lei ao Congresso que prevê que os acordos feitos em todos os Procons serão considerados títulos executivos judiciais, o que pretende evitar que os consumidores tenham que procurar o judiciário. Além disso, as decisões se tornarão jurisprudência, reduzindo a necessidade de buscar os próprios Procons.

Foram anunciadas ainda medidas específicas para o comércio eletrônico: um decreto vai garantir que consumidor terá direito a informações claras e objetivas sobre a empresa e sobre o produto que eles está adquirindo. Além disso, esse mesmo decreto vai obrigar as lojas online a criar canais de atendimento ao consumidor e vai estabelecer procedimentos para quando o cliente se arrepender de uma compra.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Coragem é o primeiro passo”, afirma Evalda Reis em campanha do Agosto Lilás

Com apoio da Procuradoria da Mulher, Câmara promove campanha com foco em educação, prevenção e escuta ativa das vítimas

Indivíduo é preso em flagrante após perseguir e ameaçar ex-companheira

Após mais de 95 ligações em um único dia, agressor foi localizado pela Polícia Civil dentro de supermercado e segue sob custódia

Homem sofre parada cardíca e morre em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros

Vítima de câncer pulmonar foi levada por familiares em busca de socorro, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação