Levantamento da Sanesul aponta índices próximos da universalização em municípios do Vale da Celulose, onde percentual supera a meta nacional de 90% prevista para 2033
Seis municípios da região de Três Lagoas alcançaram 99% de cobertura de esgoto em setembro de 2026, conforme levantamento da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). O resultado coloca Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas entre as localidades com os maiores índices de atendimento nas áreas operadas pela companhia.
O percentual registrado supera a meta de 90% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico para 2033. Os números indicam o avanço da infraestrutura sanitária em municípios de diferentes portes e características econômicas.
Entre os destaques estão Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, que registram o mesmo índice de cobertura. As duas cidades integram o Vale da Celulose, região que concentra grandes empreendimentos industriais e investimentos bilionários, incluindo unidades da Suzano e da Eldorado Brasil, além de projetos da Arauco, em Inocência, e da Bracell, em Bataguassu.
A expansão da indústria de celulose tem impulsionado a economia regional, atraído novos investimentos e ampliado a demanda por infraestrutura urbana, incluindo os serviços de saneamento básico.
Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria também alcançaram 99% de cobertura, demonstrando a abrangência dos avanços registrados nas áreas atendidas pela Sanesul.
MATO GROSSO DO SUL REGISTRA 81,12% DE COBERTURA
Em âmbito estadual, a Sanesul registrou 81,12% de cobertura de esgoto por localidade em setembro de 2026, considerando as áreas operadas pela empresa em 68 municípios sul-mato-grossenses.
A ampliação dos serviços está relacionada à implantação de redes coletoras, estações elevatórias e sistemas de tratamento. As obras são realizadas por meio da parceria público-privada com a Ambiental MS Pantanal, além de investimentos próprios da Sanesul e da aplicação de recursos destinados à infraestrutura sanitária.
O governo estadual tem como objetivo antecipar as metas nacionais e ampliar o acesso da população aos serviços de esgotamento sanitário.
“Levar saneamento básico para os lares dos sul-mato-grossenses é contribuir com a saúde pública e qualidade de vida das pessoas. Caminhos para ser o primeiro estado do Brasil a universalizar o serviço. Isto é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho desenvolvido há muitos anos, com uma política de Estado, que deu prioridade a este tema tão importante para sociedade”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Segundo o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, os índices alcançados na região de Três Lagoas demonstram a importância dos investimentos contínuos para acompanhar o crescimento dos municípios e atender às necessidades da população.
A companhia mantém projetos de expansão e modernização dos sistemas de esgotamento sanitário com o objetivo de ampliar a cobertura e avançar na universalização do serviço nas cidades atendidas.


