35.6 C
Três Lagoas
sábado, 19 de setembro, 2026

Comitê reforça ações contra o Aedes aegypti e registra 201 participantes em atividades de prevenção em Três Lagoas

7ª reunião do ano apresentou dados epidemiológicos, vacinação, ações de Endemias e mobilização do projeto Wolbachia no município

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira, 17, a 7ª reunião do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de 2026. O encontro reuniu representantes de diferentes setores para avaliar as ações realizadas no município e discutir estratégias de prevenção e controle da dengue, chikungunya e outras arboviroses.

A reunião foi aberta pela presidenta do Comitê, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, que destacou a importância da integração entre os diferentes setores envolvidos no combate ao mosquito transmissor das doenças.

Durante o encontro, foram apresentados dados e ações desenvolvidas pelas áreas de Vigilância Epidemiológica, Imunização, Endemias, Entomologia e Promoção da Saúde.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO E VACINAÇÃO

A atualização do cenário epidemiológico de Três Lagoas, incluindo os registros de dengue e chikungunya, foi apresentada por Adriana Spazzapan. Na sequência, Humberta Azambuja apresentou informações relacionadas à vacinação contra a dengue e às estratégias de imunização adotadas no município.

As equipes de Endemias também detalharam as ações realizadas para reduzir a presença do mosquito, incluindo visitas domiciliares, bloqueios de casos, bloqueios químicos, levantamentos de índice rápido do Aedes aegypti e mutirões de limpeza.

MONITORAMENTO DO MOSQUITO

A área de Entomologia apresentou as estratégias utilizadas para acompanhar a presença do Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. Entre as ferramentas utilizadas estão a análise de larvas e pupas, larvitrampas e ovitrampas, que auxiliam as equipes no monitoramento da presença e da reprodução do mosquito.

WOLBACHIA MOBILIZA POPULAÇÃO

As ações de Promoção da Saúde, apresentadas por Aline Martins Oliveira, também foram destaque durante a reunião. Entre as iniciativas está o trabalho de mobilização relacionado ao projeto Wolbachia, que busca ampliar o envolvimento da população nas estratégias de controle das arboviroses.

Nas atividades realizadas recentemente nas Unidades de Saúde da Família Paranapungá, Joel Neves e Miguel Nunes, foram registrados 201 participantes. A proposta é ampliar a participação da comunidade nas ações de prevenção e estimular os moradores a adotarem medidas que reduzam os ambientes favoráveis à proliferação do mosquito.

CERTIFICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES

O Comitê também incentiva a participação de escolas e outras instituições nas ações de prevenção. Unidades que desenvolvem atividades de conscientização, prevenção e combate ao Aedes aegypti em seus próprios espaços podem receber uma certificação do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti.

A iniciativa busca ampliar o trabalho de prevenção para além das equipes de saúde, incentivando instituições a promoverem orientações e ações permanentes de combate ao mosquito.

SAÚDE MENTAL TAMBÉM ENTRA NA DISCUSSÃO

A reunião também abordou o Setembro Amarelo, reforçando a importância de considerar a saúde mental dentro do cuidado integral da população.

Durante a discussão, foi destacado que algumas consequências das arboviroses podem permanecer mesmo após o período inicial da infecção. No caso da chikungunya, por exemplo, dores persistentes e limitações de mobilidade podem afetar a rotina, a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes.

Em situações de maior impacto, essas condições podem contribuir para o isolamento social e o sofrimento emocional, reforçando a necessidade de atenção à saúde mental durante o processo de recuperação.

AÇÕES CONTÍNUAS

O Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti tem entre suas atribuições acompanhar o cenário das arboviroses e estabelecer estratégias de prevenção e controle.

O trabalho envolve o planejamento de ações permanentes contra dengue, Zika e chikungunya, além da articulação entre diferentes setores para garantir respostas rápidas diante de situações que possam representar risco de aumento dos casos.

A reunião reforçou que o combate ao mosquito depende da atuação conjunta entre poder público, instituições e população, com ações de prevenção mantidas de forma contínua ao longo do ano.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vereador é preso após provocar acidente, fugir do local e ameaçar policial

O vereador e subtenente do Corpo de Bombeiros Dionaldo Morinigo, de 49 anos, foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (18), em Ponta...

Colisão entre van de pacientes e carro deixa cinco mortos na BR-163

Um grave acidente envolvendo uma van da Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado e um Renault Clio deixou cinco pessoas mortas na tarde de...

Pneumo 20 já vacinou mais de 21,7 mil crianças em Mato Grosso do Sul

Nova vacina entrou no calendário do SUS em 2026 e amplia a proteção de crianças menores de 5 anos contra pneumonia, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo
error: Conteúdo Protegido