25.3 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho, 2025

Projeto “Arte no Bairro” está com as inscrições abertas

Cultura – 06/03/2013 – 16:03

Realizado pela Casa da Cultura de Três Lagoas e patrocinado pelo Instituto Votorantim e Fibria, o Projeto “Arte do Bairro” é um projeto de artes visuais, em que jovens e adultos trabalharão com a placa de celulose, uma matéria in natura encontrada em nossa região.

Neiva Barrozo, presidente da Casa de Cultura, artista plástica e idealizadora do projeto, em entrevista à Rádio Caçula, disse que o programa pretende alcançar pelo menos 250 jovens durante os 10 meses de duração.

O Bairro Guanabara receberá o curso até julho, que seguirá, em agosto, para o Paranapungá.

O projeto encontra-se com as inscrições abertas. O candidato deve levar seus documentos pessoais, e, quando for menor de idade, estar acompanhado de um responsável.

O local das inscrições e onde o projeto se desenvolverá será a Paróquia São Pedro, localizada na Rua Antônio João, nº 320, Bairro Guanabara, as terças feiras, das 13h as 16h.

A partir de terça feira (12), os materiais serão distribuídos. Cada aluno ganhará uma maleta completa com tintas e pinceis das melhores marcas. O programa conta, ainda, com 8 monitores que acompanharão as equipes de trabalho.

A técnica desenvolvida pela própria Neiva há 5 anos atrás e que será utilizada no curso é inovadora. Trata-se de pintura a óleo em uma placa de celulosa impermeabilizada. Os componentes são misturados à tinta para a realização dos trabalhos.

Alunos a partir de 12 anos podem se matricular. Caso o número de candidatos exceda o previsto, uma lista reserva será criada. Ninguém ficará de fora.

O projeto já passou por vários bairros, tendo permanecido dois anos no Jupiá, inclusive.

Cursos desse tipo são caros e esse projeto possibilita a igualdade cultural.

Com duração de 4 meses, o projeto tem início nesta quarta feira (12) e será encerrado em julho, quando migrará  para outro bairro.

O projeto tem como principal objetivo tirar os jovens das ruas, levando até eles ensinamentos sobre e através da arte, promovendo a valorização do ser humano.

Alunos que já participaram do projeto hoje são auxiliares e dentro em breve serão eles mesmos os monitores.

Avaliado em 219 mil reais, o programa conta com todo um aparato jurídico, de imprensa, além de alimentação e profissionais remunerados para sua realização.

Fonte: Redação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capivara ferida na Lagoa Maior levanta temor de ataque de jacaré

Animal foi atendido por equipes ambientais; população é orientada a manter distância Uma capivara ferida foi avistada nesta sexta-feira (4) nas proximidades da pista de...

Imprudência no trânsito segue provocando acidentes em Três Lagoas

Motociclista fica ferida após ser atingida por carro na Avenida Aldair Rosa de Oliveira A imprudência e a desatenção continuam marcando o trânsito de Três...

MS será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar rede de esgoto

Meta é alcançar 90% de cobertura até 2028; obras já beneficiam milhares de famílias no interior