34.9 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Projeto “Arte no Bairro” está com as inscrições abertas

Cultura – 06/03/2013 – 16:03

Realizado pela Casa da Cultura de Três Lagoas e patrocinado pelo Instituto Votorantim e Fibria, o Projeto “Arte do Bairro” é um projeto de artes visuais, em que jovens e adultos trabalharão com a placa de celulose, uma matéria in natura encontrada em nossa região.

Neiva Barrozo, presidente da Casa de Cultura, artista plástica e idealizadora do projeto, em entrevista à Rádio Caçula, disse que o programa pretende alcançar pelo menos 250 jovens durante os 10 meses de duração.

O Bairro Guanabara receberá o curso até julho, que seguirá, em agosto, para o Paranapungá.

O projeto encontra-se com as inscrições abertas. O candidato deve levar seus documentos pessoais, e, quando for menor de idade, estar acompanhado de um responsável.

O local das inscrições e onde o projeto se desenvolverá será a Paróquia São Pedro, localizada na Rua Antônio João, nº 320, Bairro Guanabara, as terças feiras, das 13h as 16h.

A partir de terça feira (12), os materiais serão distribuídos. Cada aluno ganhará uma maleta completa com tintas e pinceis das melhores marcas. O programa conta, ainda, com 8 monitores que acompanharão as equipes de trabalho.

A técnica desenvolvida pela própria Neiva há 5 anos atrás e que será utilizada no curso é inovadora. Trata-se de pintura a óleo em uma placa de celulosa impermeabilizada. Os componentes são misturados à tinta para a realização dos trabalhos.

Alunos a partir de 12 anos podem se matricular. Caso o número de candidatos exceda o previsto, uma lista reserva será criada. Ninguém ficará de fora.

O projeto já passou por vários bairros, tendo permanecido dois anos no Jupiá, inclusive.

Cursos desse tipo são caros e esse projeto possibilita a igualdade cultural.

Com duração de 4 meses, o projeto tem início nesta quarta feira (12) e será encerrado em julho, quando migrará  para outro bairro.

O projeto tem como principal objetivo tirar os jovens das ruas, levando até eles ensinamentos sobre e através da arte, promovendo a valorização do ser humano.

Alunos que já participaram do projeto hoje são auxiliares e dentro em breve serão eles mesmos os monitores.

Avaliado em 219 mil reais, o programa conta com todo um aparato jurídico, de imprensa, além de alimentação e profissionais remunerados para sua realização.

Fonte: Redação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...