23.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

G-Pontes promove oficina com professores

Educação – 26/02/2013 – 12:02

Atividade discutiu currículo e questões relativas ao Meio Ambiente com educadores da região

Professores do município de Três Lagoas participaram, nos dias 06 e 07 de fevereiro, da oficina “Educação Ambiental: Currículo e Cultura”, coordenada pela professora do Departamento de Teoria e Prática, Sonia Haracemiv da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A oficina faz parte do projeto G-Pontes e teve como objetivo a discussão da educação ambiental no currículo e no planejamento das aulas durante o ano letivo.

O projeto está inserido no Programa de Gestão Ambiental desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre as cidades de Castilho, no estado de São Paulo, e Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul.

A oficina visa capacitar os professores subsidiando-os para as práticas ambientais educativas. “É uma orientação extremamente necessária a nós, pedagogos, e os conteúdos de educação ambiental devem ser passados de forma clara aos alunos”, defende a pedagoga, Maria Eloísa, da Escola Antônio Camargo Garcia.

As atividades contaram com a participação de cerca de 130 professores, dentre os que trabalham no Ensino Fundamental e Infantil e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes tiveram atividades teóricas e práticas, usando materiais elaborados pelo ITTI-UFPR, como um CD com diversas músicas relacionadas ao Meio Ambiente e um material de apoio com explicações sobre o trabalho de sensibilização ambiental e conteúdos a serem usados na sala de aula.

Além desses materiais, foi também utilizado um jogo produzido pela equipe do programa com espécies de peixes em extinção e suas características principais. Foram associadas essas espécies aos acontecimentos ambientais da região e esse jogo poderá ser usado com os alunos em sala de aula.

A ministrante da oficina, professora Sônia Haracemiv, destacou o nível de aprofundamento de discussão entre os participantes. “A criatividade e o nível crítico dos participantes é muito bom, atendendo aos objetivos propostos e pode-se ver leituras inéditas dos impactos ambientais”, relatou a professora. 

 

PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um dos 13 programas socioambientais que são desenvolvidos pelo G-Pontes nos municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP). Tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos à comunidade em geral, aos trabalhadores da obra e aos profissionais da educação.  

Para possibilitar a sensibilização ambiental de todos os envolvidos busca-se desenvolver uma capacitação continuada, instigando junto ao público um permanente processo de reflexão, autoanálise, mudança de atitudes e de valores, bem como a incorporação de práticas de educação ambiental no seu cotidiano.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, todas as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...