26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Deficientes mentais são acorrentados pelas famílias por anos

Internacional – 06/02/2013 – 18:02

 

Um homem marroquino com problemas mentais está há 17 anos trancado por sua família e com o pé preso por uma argola na cidade de Ait Ismail, perto de Beni Mellal, no centro do Marrocos.

Segundo informou nesta quarta-feira (6) o presidente da delegação regional do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Alal Basraui, o homem chamado Said Hamún, de 42 anos de idade, está trancado nu em “condições desumanas e de forma ilegal”.

O CNDH — alertado pelos vizinhos de Said — realizou na sexta-feira passada uma visita ao local, e ressaltou a necessidade de uma perícia para estabelecer se o homem sofre de alguma doença mental.

Basraui acrescentou que sua delegação avisou às autoridades locais e à Procuradoria para tomar as medidas necessárias.

O caso foi denunciado hoje por dois jornais locais e, segundo o diário Al Massae, que cita o irmão de Said, a família tomou a decisão de acorrentá-lo devido a seu comportamento violento, já que tentou em duas ocasiões matar seus pais.

Por sua vez, o jornal Al Jabar indicou que o caid (funcionário local) da região convocou ao pai de Said para pedir-lhe que desse tratamento psiquiátrico a seu filho.

Além disso, o diário Al Massae fala de outros dois casos de doentes mentais que também permanecem presos por suas famílias na mesma cidade, e publica imagens de dois deles, com os pés acorrentados a um muro.

Um deles, com mais de 50 anos de idade e primo de outro, está acorrentado por sua família há 24 anos, em uma casa atrás da de seus pais, que, segundo eles, querem evitar que se machuque; segundo o diário, soma mais de 12 anos sem a visita de um médico.

O terceiro caso, citado pelo mesmo jornal, é o de Abdeluahed Uali, um jovem de cerca de 30 anos, que foi acorrentado por sua família há dois meses, depois de apresentar comportamento violento, especialmente contra as mulheres da cidade, que fez com que seus vizinhos o considerem “enfeitiçado”.

Fonte: Portal R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...