24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

MPT-MS recebe novos auditores-fiscais e fortalece atuação conjunta em defesa das relações de trabalho

Encontro destacou objetivos em comum e a importância da integração entre as instituições

Membros do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) receberam, nesta sexta-feira (30), os novos auditores fiscais do trabalho, que foram empossados em dezembro do ano passado. O encontro ocorreu na sede do MPT-MS, em Campo Grande, e teve como objetivo fortalecer a aproximação institucional e alinhar estratégias de atuação conjunta na proteção das relações de trabalho e dos direitos trabalhistas.

A reunião contou com a participação de procuradores e procuradoras do Trabalho, além de auditores-fiscais que já integravam o quadro da inspeção no estado. O encontro marcou o acolhimento dos novos servidores e contou com a presença do superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero.

A procuradora-chefe, Cândice Arosio, apresentou o formato de atuação do MPT-MS e ressaltou a relevância da cooperação entre as instituições. Segundo ela, a atuação integrada é fundamental para a efetividade das ações de fiscalização e responsabilização de empregadores que descumprem a legislação trabalhista.

A procuradora-chefe destacou ainda o papel central do auditor fiscal do trabalho na identificação das irregularidades. “É o auditor quem vê a realidade in loco, identifica como o trabalho acontece na prática. O auto de infração e o relatório fiscal fundamentam a atuação do procurador e da procuradora do Trabalho, pois se tratam de documentos oficiais, lavrados por servidor público com fé pública, que descrevem os fatos, o contexto, as evidências e a extensão do problema”, afirmou.

Os procuradores regionais do Trabalho Jonas Ratier Moreno e Simone Beatriz Assis de Rezende, bem como os procuradores do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, Rosimara Caldeira Delmoura e Hiran Meneghelli, também apresentaram as frentes de atuação finalística do MPT, reforçando a importância da articulação com a inspeção do trabalho.

Reforço na inspeção do trabalho – A Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul (SRT-MS), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vinculado ao governo federal, empossou os 13 novos auditores fiscais do trabalho em dezembro do ano passado.

Com as nomeações, o estado passou de 27 para 41 auditores atuando na inspeção do trabalho. Do total, nove foram lotados na capital e quatro no município de Dourados.

De acordo com a SRT-MS, após dez anos sem recomposição significativa do quadro, “a chegada dos novos auditores é considerada estratégica, especialmente diante do crescimento econômico e das transformações na matriz produtiva sul-mato-grossense, que demandam maior presença do Estado na fiscalização das relações de trabalho”, concluiu o superintendente do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Ascom/MPT-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...