35.5 C
Três Lagoas
domingo, 25 de janeiro, 2026

Anvisa proíbe venda de azeite de origem desconhecida e suspende lotes de doce de leite e sal grosso

Medidas atingem produtos comercializados online e lotes reprovados em testes de qualidade e segurança alimentar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e se baseia no fato de o produto ter origem desconhecida e ser comercializado por meio de plataforma de vendas online.

Segundo a Anvisa, o azeite era vendido pela loja virtual Shopee e trazia no rótulo a empresa JJ Comercial de Alimentos como importadora. No entanto, a empresa encontra-se extinta, o que impossibilita a rastreabilidade do produto e levanta riscos à segurança do consumidor.

Além do azeite, a agência também determinou a suspensão da comercialização de um lote de sal grosso e de um doce de leite. No caso do sal grosso da marca Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, o lote 901124 foi reprovado no teste de teor de iodo, considerado insatisfatório. A Anvisa determinou o recolhimento do produto do mercado.

Outro item atingido pela fiscalização foi o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, produzido pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios.

O produto, com data de fabricação de 25 de junho de 2025, teve a comercialização, distribuição e consumo proibidos. De acordo com a agência, o lote não apresentava identificação adequada e também foi reprovado no teste de ácido sórbico, conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos nos alimentos.

A Agência Brasil informou que tentou contato com as empresas responsáveis pelas marcas Marfim e São Benedito, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. A empresa ligada à marca Terra das Oliveiras não foi localizada.

A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos suspensos evitem o consumo e procurem os canais de atendimento das empresas ou os órgãos de defesa do consumidor para mais informações.

com informações agência Brasil


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Parceria entre SES e UFMS amplia acesso a exames e fortalece vigilância de doenças em Mato Grosso do Sul

Integração entre saúde pública e universidade impulsiona diagnósticos laboratoriais, pesquisa aplicada e ações voltadas a doenças negligenciadas A Secretaria de Estado de Saúde de Mato...

Mutirão do MEI entra na reta final em Três Lagoas

Ação do Sebrae segue até 30 de janeiro com atendimentos para regularização e orientação de microempreendedores individuais O Sebrae Três Lagoas está na reta final...

Mato Grosso do Sul registra média de 204 novos MEIs por dia e consolida avanço do empreendedorismo

Ponta Porã lidera crescimento entre as principais economias do Estado, impulsionada por serviços, logística e investimentos na faixa de fronteira Mato Grosso do Sul contabilizou...