30.3 C
Três Lagoas
sábado, 10 de janeiro, 2026

Três Lagoas cria Secretaria Municipal de Turismo e Cultura para fortalecer setores estratégicos

Nova pasta amplia autonomia administrativa e busca consolidar políticas públicas permanentes nas áreas cultural e turística

A Prefeitura de Três Lagoas oficializou a criação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), marcando uma nova fase na gestão pública do município. Até então organizadas como diretorias, as áreas de Turismo e Cultura passam a contar com estrutura administrativa própria, o que garante maior autonomia, capacidade de planejamento, execução de ações e ampliação na captação de recursos.

A iniciativa é considerada estratégica para o desenvolvimento cultural, turístico, social e econômico da cidade, ao permitir que as políticas públicas desses setores deixem de ser pontuais e passem a ter caráter contínuo, estruturado e alinhado às demandas da população e do setor produtivo.

Na área cultural, a criação da SETURC amplia a capacidade de gestão e investimento, com destaque para a execução qualificada da Lei Aldir Blanc, assegurando que os recursos cheguem de forma democrática, transparente e eficiente aos artistas, produtores, coletivos e espaços culturais do município. Outro avanço é a previsão de criação do Fundo Municipal de Investimento Cultural, que possibilitará recursos próprios e permanentes para o fomento de projetos, editais e ações culturais. A nova estrutura também permitirá o planejamento de novos equipamentos culturais, como centros culturais e espaços multiuso, ampliando o acesso da população à cultura e fortalecendo a economia criativa local.

No setor do turismo, a elevação ao status de Secretaria consolida a atividade como política pública estratégica. Em parceria com o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, o município prevê investimentos estruturantes voltados ao crescimento organizado do turismo. Entre as ações previstas estão a estruturação de três roteiros ou produtos turísticos, a implementação de programas de incentivo e a profissionalização do setor, com foco na qualificação dos serviços, geração de emprego e renda e fortalecimento da cadeia produtiva.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Stênio Congro Neto, destacou que a nova pasta nasce com o compromisso de transformar cultura e turismo em políticas públicas permanentes, valorizando a identidade local, fomentando a economia criativa e organizando o turismo de forma profissional, sustentável e inclusiva. Já o prefeito Dr. Cassiano Maia ressaltou que investir em cultura e turismo é investir em desenvolvimento humano, econômico e social, garantindo planejamento, continuidade das ações e crescimento sustentável para o município.

Para o primeiro ano de atuação, a expectativa é a consolidação da nova Secretaria, com foco na organização administrativa, planejamento estratégico e execução de ações que gerem resultados concretos. Entre as prioridades estão o fortalecimento da política cultural, a aplicação responsável dos recursos da Lei Aldir Blanc, o avanço do Fundo Municipal de Cultura e o início da estruturação dos roteiros turísticos.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Não compartilhem imagens do acidente’: Irmão de vítima pede respeito após tragédia na MS 240

Apelo foi feito após a circulação de vídeos e fotos da colisão que matou três trabalhadores de Três Lagoas na manhã desta sexta-feira, 09

Três Lagoas mantém liderança nas exportações de MS, segundo levantamento

Com quase 20% do total exportado pelo Estado, município se destaca pela força da indústria de celulose, consolidando posição estratégica na economia

Falece em Três Lagoas, aos 75 anos, mãe do padre Molina e do conselheiro tutelar Paulo Molina

Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino, faleceu em casa nesta madrugada