30.3 C
Três Lagoas
sábado, 10 de janeiro, 2026

Senado pode analisar política nacional de apoio ao aleitamento materno em 2026

Projeto prevê criação de espaços acolhedores, incentivo à doação de leite humano e medidas de apoio às mães em diferentes ambientes

O Senado Federal poderá analisar em 2026 o projeto de lei que institui a Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. A proposta está em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados e deve ser encaminhada aos senadores no início deste ano.

Entre as principais medidas previstas no texto está o incentivo à criação de espaços acolhedores para mães que estejam amamentando, além de ações voltadas à conscientização da sociedade sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mulher e da criança.

De acordo com o projeto de lei, a política nacional terá como objetivos assegurar o direito da mãe e da criança ao aleitamento materno, conforme os padrões definidos pelas autoridades sanitárias, e estimular práticas que facilitem a amamentação em locais como ambientes de trabalho, espaços de lazer e transporte, hospitais, escolas e até unidades prisionais.

A proposta também prevê o estímulo à doação de leite materno e à ampliação da rede de bancos de leite humano, bem como o incentivo à realização de estudos, pesquisas e eventos relacionados ao tema. Outro ponto destacado é o estabelecimento de bases para a adoção de hábitos de alimentação saudável desde a infância.

Durante a tramitação na Câmara, o texto foi modificado para incluir o incentivo a programas de suplementação alimentar destinados a mulheres lactantes em situação de vulnerabilidade social ou privadas de liberdade, ampliando o alcance das ações de apoio previstas na política.

Com informações Agência Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Não compartilhem imagens do acidente’: Irmão de vítima pede respeito após tragédia na MS 240

Apelo foi feito após a circulação de vídeos e fotos da colisão que matou três trabalhadores de Três Lagoas na manhã desta sexta-feira, 09

Três Lagoas mantém liderança nas exportações de MS, segundo levantamento

Com quase 20% do total exportado pelo Estado, município se destaca pela força da indústria de celulose, consolidando posição estratégica na economia

Falece em Três Lagoas, aos 75 anos, mãe do padre Molina e do conselheiro tutelar Paulo Molina

Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino, faleceu em casa nesta madrugada