Os resultados foram consolidados no Painel SAD/MS 2025 – Gestão que transforma, entregas que inspiram, que reúne ações desenvolvidas por diversas áreas da pasta ao longo do ano
A Secretaria de Estado de Administração (SAD) apresentou o balanço das principais entregas realizadas ao longo de 2025, destacando avanços na modernização da gestão pública, no cuidado com os servidores e no fortalecimento da eficiência administrativa em Mato Grosso do Sul.
O evento de encerramento das atividades aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu todos os servidores da secretaria, e contou ainda com a apresentação do relatório do Programa de Integridade, desenvolvido em parceira com a CGE (Controladoria-Geral do Estado), e do planejamento estratégico da SAD para os anos 2025 – 2030.
Ao final do evento, o secretário estadual e o secretário-adjunto de Administração, Frederico Felini e Roberto Gurgel, entregaram certificados de reconhecimento às equipes da SAD, destacando os projetos mais relevantes desenvolvidos pela secretaria em 2025.

“Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico da SAD na construção de uma administração pública mais moderna, eficiente e orientada às pessoas. As entregas de 2025 refletem planejamento, atuação técnica qualificada e o trabalho conjunto de servidores e equipes comprometidos com a melhoria contínua dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul”, afirmou Felini.
Além das áreas tradicionais de atuação da Administração Pública, a SAD desenvolveu em 2025 projetos inovadores e estratégicos para a gestão pública como o MS Multiplica – programa que reúne o novo programa de estágio do Governo do Estado e a política de sustentabilidade na Administração Pública. Mato Grosso do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a formalizar a adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e, em menos de seis meses, recebeu o Selo Verde da A3P, evidenciando a efetividade e a maturidade das ações implementadas no âmbito estadual.
Para viabilizar essa transformação, a SAD estruturou e coordenou a criação da Rede Estratégica de Sustentabilidade, responsável por conduzir de forma integrada a implantação da Agenda A3P em toda a administração pública estadual. Esse modelo de governança inovador resultou na instituição da Comissão Gestora Central (CGC) e das Comissões Gestoras Internas (CGIs) em todas as secretarias e autarquias, formalizadas pelo Decreto nº 16.603/2025, assegurando capilaridade, corresponsabilidade e articulação permanente entre os órgãos.
Ao longo de 2025, foi executado o Plano de Ação da A3P, organizado em seis eixos estratégicos — Recursos Naturais, Gestão de Resíduos, Compras e Contratações Sustentáveis, Obras e Manutenção Sustentável, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Sensibilização e Capacitação. O trabalho envolveu diagnóstico institucional, designação de responsáveis técnicos e a incorporação progressiva dos princípios ESG à rotina administrativa, promovendo mudança cultural e aprimoramento da gestão pública.
Outro destaque foi o avanço da Parceria Púbico-Privada de Energia Fotovoltaica, com a conclusão da implantação e interligação de cinco usinas solares no Estado. Atualmente, 917 unidades consumidoras estão cadastradas e efetivamente consumindo energia limpa produzida por essas usinas, reduzindo significativamente o impacto ambiental da Administração Estadual, gerando economia na conta de energia, diminuindo emissões de gases de efeito estufa e fortalecendo a transição para uma matriz energética sustentável.

Gestão de pessoas avança
Na área de Gestão de Pessoas, a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged) concentrou esforços na modernização dos processos, no fortalecimento das lideranças e na valorização dos servidores públicos estaduais. Entre as principais entregas de 2025 está o avanço do projeto de Redução do Endividamento do Servidor. Com a publicação de novo decreto, a atualização do diagnóstico e a criação de um Grupo de Trabalho, a iniciativa passa a estruturar ações voltadas à educação financeira, renegociação de dívidas e promoção de maior equilíbrio financeiro aos servidores.
Outro destaque foi a realização do 4º Encontro de Gestores de Pessoas, que reuniu mais de 1.300 participantes de todo o Estado, fortalecendo a rede de profissionais de recursos humanos por meio da troca de experiências e da disseminação de boas práticas. A Suged também implementou a Ação Integrada de Treinamento e Desenvolvimento, com 46 horas de capacitação voltadas a líderes e equipes, com foco no alinhamento de competências, melhoria da comunicação e aumento da efetividade organizacional.

No campo da organização interna, mais de 300 servidores de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual participaram do Mapeamento de Fluxos e Processos em Gestão de Pessoas, que resultou no redesenho de 62 processos e na construção do Manual de Processos da área. Já na saúde e segurança no trabalho, houve o fortalecimento da padronização de protocolos, debates sobre riscos psicossociais e atualização das diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), ampliando ações preventivas e de cuidado com o servidor.
A Superintendência de Seleção e Ingresso de Pessoas (SSIP) teve papel central na ampliação do quadro de profissionais que atuam nos serviços públicos estaduais. Ao longo de 2025, a Coordenadoria de Processos Seletivos realizou 19 processos seletivos para contratação temporária, atendendo 11 órgãos e ofertando 706 cargos. Mais de 9 mil inscrições foram analisadas, resultando na contratação de 3.579 profissionais em 79 municípios.
Na área de concursos públicos, a equipe atuou em quatro concursos estaduais, com análise de mais de 38 mil dados e a nomeação de 619 servidores, reforçando diferentes áreas da administração pública. Também foram realizadas mais de 650 avaliações de cotas, assegurando o cumprimento da legislação e o respeito aos princípios de inclusão e equidade para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência.
A Superintendência de Gestão de Pagadoria (Sugesp) manteve, em 2025, o compromisso de garantir a regularidade, a segurança e a transparência da folha de pagamento de todo o Estado, impactando cerca de 80 mil servidores ativos e inativos. Durante o ano, foi assegurado o processamento da folha de pagamento da administração direta, autarquias, fundações e servidores inativos, preservando a estabilidade financeira e o funcionamento dos serviços públicos.


