27.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Comissão de Segurança aprova projeto de Marcos Pollon que autoriza construção de estandes de tiros particulares vinculados à pessoa física

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3827/2025, de autoria do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), que autoriza a construção e utilização de estandes de tiros particulares vinculados à pessoa física, com finalidade esportiva, recreativa, de treinamento e de aperfeiçoamento técnico. A legítima defesa não se resume à posse do instrumento, mas pressupõe preparo, disciplina e familiaridade com o uso do armamento, elementos que somente se adquirem mediante prática recorrente e treinamentos regulares.

A proposta aprovada agora segue para análise da Comissão de Desenvolvimento Urbano. O projeto ainda terá que passar pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), antes de ser apreciado pelo plenário.

A medida busca assegurar o pleno exercício dos direitos civis relacionados à legítima defesa e ao domínio técnico do armamento, de forma segura, fiscalizável e eficiente, em consonância com os princípios constitucionais da liberdade individual, da segurança pública e da propriedade privada.

É incoerente que o Estado permita ao cidadão adquirir e manter armas de fogo legalmente registradas, reconhecendo sua aptidão técnica e sua idoneidade moral, mas ao mesmo tempo dificulte ou inviabilize os meios práticos para que esse cidadão possa treinar, manter sua proficiência e garantir o manuseio seguro do armamento.

Pelo projeto de lei, fica autorizada a construção, instalação e utilização de estandes de tiro particulares vinculados à pessoa física, com a finalidade de prática de tiro esportivo, recreativo, treinamento, aperfeiçoamento técnico e demais atividades compatíveis com a legítima defesa e o exercício de direitos civis legalmente reconhecidos. O estande de tiro será cadastrado na Policial Federal e vinculado ao CPF do proprietário.

Será considerado estande de tiro particular toda instalação permanente, fixa ou móvel, devidamente projetada para a prática do tiro com armas de fogo, localizada em imóvel residencial, rural ou urbano, de uso privado, de propriedade ou posse legítima da pessoa física.

A construção e funcionamento do estande particular deverão observar os seguintes requisitos mínimos: isolamento acústico e físico compatível com as normas de segurança e de prevenção de acidentes; autorização do Poder Público municipal quanto a localização, respeitando o Plano Diretor e o Código de Posturas do Município da situação do imóvel em que será construído e condições de segurança operacional atestadas por engenheiro inscrito regularmente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, mediante Anotação de Responsabilidade Técnica.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia de Sorte não tem ganhador na faixa principal e prêmio acumula

Concurso realizado na terça-feira sorteou dezenas no Espaço da Sorte, em São Paulo, e teve mais de 89 mil apostas premiadas nas demais faixas A...

Plano nacional prevê recuperação de 10 milhões de hectares da Caatinga

Bioma mais ameaçado pela desertificação no país será prioridade em ações para mitigar os efeitos da seca e recuperar áreas degradadas A Caatinga, bioma exclusivamente...

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre

Avistamento de lobo-guará em fazenda da Eldorado Brasil mostra integração entre florestas plantadas e fauna silvestre.