22.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Lei obriga empresas de serviços públicos a informar prazos de ligação, religação e corte em MS

Norma estadual exige comunicação prévia por escrito e prevê sanções às concessionárias

Entrou em vigor em Mato Grosso do Sul a Lei Estadual 6.513 de 2025, que determina que empresas prestadoras de serviços públicos no estado informem aos usuários os prazos para ligação, religação, corte ou consumo final do serviço. A proposta é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB).

De acordo com a norma, a orientação ao consumidor deve ocorrer no momento da solicitação, respeitando os prazos definidos em regulamentos da autoridade competente. Nos casos de corte do serviço, a lei estabelece que a comunicação deve ser feita com antecedência, seguindo os prazos oficiais.

A notificação deverá ser enviada por correspondência ou mensagem eletrônica, contendo a data e o período previstos para a realização do procedimento. Para garantir o recebimento, o usuário precisa manter seus dados cadastrais atualizados.

Junior Mochi destacou que a lei busca dar transparência e evitar transtornos ao consumidor. Segundo ele, muitas suspensões ocorrem sem aviso, gerando prejuízos, especialmente quando acontecem em horários em que não há ninguém no imóvel. Para o deputado, se as empresas comunicam sobre vencimentos, também devem informar sobre interrupções do serviço.

As concessionárias que descumprirem a lei estarão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Os valores arrecadados com multas serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Com informações Assessoria ALEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.