Comunidade convida fiéis para celebração aberta ao público, com procissão pelas ruas do bairro e uma missa solene, presidida pelo padre Cláudio Edmar da Silva.
A comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente à Área Pastoral Santa Lúcia, realizará no próximo dia 12 de dezembro a tradicional procissão seguida de Missa Solene em homenagem à padroeira. A celebração começa no endereço da comunidade, localizada na rua Manoel de Faria Duque, nº 1780, próximo à Horta Comunitária e à Escola Marlene Noronha.
Durante entrevista ao ‘Café da Manhã’, da Caçula FM, nesta sexta-feira, 05, Alvina Silva, representante da área pastoral, destacou que o evento é simples, acolhedor e aberto a toda população. A missa será presidida pelo padre Cláudio, administrador da Área Pastoral Santa Lúcia, que há meses vem conduzindo celebrações semanais na comunidade.
Segundo Alvina, a iniciativa de criar e organizar a comunidade dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe partiu do próprio sacerdote, ao perceber a necessidade espiritual do bairro. “Sentimos no coração que o povo precisava de um espaço. Então o padre alugou um salão e lá começamos a nossa comunidade”, relatou. Atualmente, a comunidade realiza missas todos os domingos, às 8h.

Alvina também lembrou a história da devoção à santa, cuja aparição ao índio Juan Diego ocorreu em 1531, no México, e reforçou sua forte ligação pessoal com Nossa Senhora de Guadalupe, relatando inclusive graças recebidas por meio de sua fé.
Além da celebração do dia 12, Alvina destacou o envolvimento das demais comunidades da Área Pastoral Santa Lúcia, como São Cristóvão, São Pedro, São Geraldo e Santo Expedito, que também participam da programação religiosa. Aos domingos, o padre Cláudio celebra missas em diferentes horários e locais, atendendo a toda a região.
Antes da festividade principal, no dia 11 de dezembro, será realizada a Adoração ao Santíssimo na comunidade São Pedro, data que coincide com o aniversário do padre Cláudio e seus 15 anos de sacerdócio.
Alvina reforçou o convite a toda população. Após a missa do dia 12, haverá confraternização com salgados e o tradicional “sonho de Guadalupe”. “A fé é o que nos move. Queremos acolher todos com carinho e levar luz às pessoas”, concluiu.


