34.7 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

MS inicia nova capacitação do Programa Protege para aprimorar atendimento a mulheres em situação de violência

Curso reúne 100 profissionais e fortalece a atuação integrada da rede de proteção nos 79 municípios do Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou, nesta terça-feira (18), mais uma etapa de formação do Programa Protege, voltada ao aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência. A capacitação reúne 100 profissionais de diferentes áreas da rede de enfrentamento à violência de gênero e soma 120 horas de atividades teóricas e práticas.

Com o tema “O atendimento qualificado às mulheres em situação de violência: atuação em rede e práticas intersetoriais”, a formação é promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), em parceria com a EscolaGov e a faculdade Insted. O objetivo é padronizar procedimentos, aprimorar a escuta qualificada e fortalecer o trabalho integrado entre segurança, saúde, educação, assistência e sociedade civil.

Durante a abertura, a secretária estadual Viviane Luiza destacou que a qualificação é parte de um processo de transformação na política pública de proteção. Ela ressaltou a importância da presença dos servidores nos territórios, aldeias e quilombos, reforçando a atuação próxima da população.

A aula inaugural abordou temas centrais da política de enfrentamento à violência de gênero, como marcos legais, governança, integração intersetorial, participação social, educação como prevenção e uso de dados para orientar ações.

Representantes da segurança pública também enfatizaram o impacto da capacitação. O coronel Wellington Klimpel, da Polícia Militar, afirmou que a atualização contribui diretamente para o trabalho dos agentes, enquanto a Polícia Civil anunciou a elaboração de uma portaria para padronizar encaminhamentos à rede de proteção.

A formação seguirá nas próximas semanas e integra as ações do Protege, reforçando o compromisso do Estado em garantir atendimento humanizado, seguro e eficiente às mulheres de Mato Grosso do Sul.

com informações Agência de Noticias governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação