Solenidade proposta pelo vereador Professor Pedrinho Junior exaltou a atuação de pessoas negras em prol do município
Pelo segundo ano, o dia 20 de novembro celebra, nacionalmente, o Dia de Zumbi e Dia da Consciência Negra. Em 1971, a data ficou conhecida como marco de resistência e luta pela liberdade da cultura afro-brasileira. Porém, o feriado nacional foi decretado apenas a partir de 2023, após a sanção da Lei nº14.759/23. E foi nesse propósito que o vereador Professor Pedrinho Junior propôs uma solenidade, na noite desta terça-feira (18), para entrega de Diplomas “Zumbi dos Palmares”, honraria concedida a personalidades e instituições que se destacam na luta pela igualdade racial e na valorização da cultura afro-brasileira em Três Lagoas.
Estavam presentes os vereadores: Tonhão, presidente da Câmara; Professor Pedrinho Junior, propositor; Sargento Rodrigues, líder do poder executivo; Daniel da Farmácia; Evalda Reis; Mário Grespan; Mi do Santa Luzia; Professora Maria Diogo; Robson do Alinhamento; e Sirlene. Membros do Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN) também se fizeram presentes: José Bento de Arruda, presidente; Cláudio César de Alcântara, vice-presidente; e o advogado Dr. Cleitinho, membro. Outras autoridades também vieram prestigiar a solenidade: professora Cidolina Silva; o ex-vereador Idevaldo Claudino, criador da honraria “Zumbi dos Palmares”; e o ex-vereador Professor Nego Breno.
Receberam o diploma: Adriano Estevão Barbosa Rodrigues, Andréia da Silva Santos, Cláudia Bazan, Jaqueline Freitas Azevedo, João Soares da Silva, Marcos Nunes da Silva, Maria Aparecida Cordeiro, Nair Rodrigues de Souza Oliveira, Patrick Carlos Corrêa e Pedro Machado Gonçalves Junior (“Pedrinho Junior”).
Jaqueline Azevedo usou a tribuna em nome dos homenageados fazendo um discurso lindo, poético e extremamente necessário. Uma verdadeira aula para os presentes, a qual compartilhamos na íntegra
HISTÓRIA
Celebrar a Consciência Negra é reconhecer o passado, compreender o presente e agir para transformar o futuro. Que estas narrativas fortaleçam nosso compromisso coletivo com um ambiente público mais inclusivo, respeitoso e representativo. A data, apesar de ser concebida em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, com a Lei nº10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história afro-brasileira nas escolas. Depois, em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff, oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Apenas em 2023 é que foi decretado feriado nacional.
A data (20 de novembro) é uma contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, e faz referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras.
Zumbi foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Sendo assim, a data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Com informações Assessoria de divulgação Camara Municipal


