Para Valeria Ribeiro, diretora de Gestão de Pessoas da Companhia, uma cultura organizacional forte é decisiva para manter equipes de alto nível
Referência global em madeira, celulose e bioenergia, a Arauco esteve presente no 2º Fórum de Capital Humano, promovido pelo Sistema Fiems nesta quarta-feira (12) e que reuniu em Campo Grande (MS) especialistas em desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas. A participação da companhia na programação técnica esteve a cargo da diretora de Gestão de Pessoas, Valeria Ribeiro, que falou sobre a importância de liderança inspiradora para superar os desafios dos processos de atração e retenção de talentos.
“Para a Arauco, que tem na valorização das pessoas um de seus pilares fundamentais, esta é uma oportunidade singular para trocar experiências com grandes profissionais, frente ao desafio de captar, qualificar e reter trabalhadores em um setor dinâmico como o industrial. Apresentamos nosso programa de Atração de Retenção de talentos que busca justamente isso: desenvolver habilidades e a valorizar cada colaborador”, declarou a executiva, que se apresentou no período tarde, no auditório da Fiems.
Na ocasião, a diretora ressaltou que “a cultura organizacional não é construída apenas pelo RH, mas é fruto de um trabalho coletivo” e que “os líderes têm papel fundamental como disseminadores, praticantes e exemplos vivos dos valores organizacionais”. Na opinião de Valeria, só uma liderança engajada é capaz de construir a cultura de uma organização. “Isso passa por comunicar propósito e valores, dar feedback constante, ter práticas condizentes e valorizar o trabalho em equipe”, completou.
Sobre Valeria Ribeiro – Há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, atua em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento/Cultura Organizacional, Comunicação Interna, Processos Transacionais, Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Facilities. Participou de projetos de fusão e aquisição em diferentes empresas com distintas culturas, em diversos segmentos de negócio, entre eles: serviços logísticos, alimentos, florestal, painéis e celulose. Em seu dia a dia, busca promover um ambiente de geração de conhecimento e inovação, proporcionando um clima organizacional saudável promovendo a motivação e a satisfação dos colaboradores para que possa fortalecer o comprometimento das pessoas.
Sobre o Fórum – Dedicado à inovação, o evento foi voltado a lideranças e especialistas em Recursos Humanos, com palestras, casos de sucesso e debates sobre as tendências e inovações que estão transformando a gestão de pessoas. Mais informações no site sistemafiems.sesims.com.br/forum-capital-humano


