33 C
Três Lagoas
sábado, 31 de janeiro, 2026

Detran-MS lança aplicativo que permite quitar multas durante blitz

Ferramenta digital agiliza fiscalizações, permite pagamento via Pix e reforça segurança no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou nesta terça-feira (12) o aplicativo Agente Digital MS, que permite aos motoristas quitar multas, IPVA e licenciamento diretamente durante blitz de trânsito, sem a necessidade de apreensão do veículo.

A nova ferramenta, desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação do Detran, não gerou custos adicionais e já está disponível para Android e iOS. O sistema permite consultas em tempo real sobre a situação da CNH, pendências de licenciamento e histórico de infrações dos últimos 12 meses.

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, o pagamento pode ser feito via Pix, com baixa automática registrada em até três minutos. “O agente poderá verificar se a CNH está cassada ou suspensa e gerar a guia de pagamento na hora, tornando o processo mais rápido e eficiente”, explicou.

O aplicativo começou a funcionar há dois dias e já auxiliou na localização de um motorista com mandado de prisão em aberto, demonstrando sua utilidade também para a segurança pública.

O governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), destacou que o sistema representa um avanço importante. “Antes, as consultas dependiam de bancos de dados nacionais lentos e incompletos. Agora, as informações são instantâneas, o que traz mais segurança e conforto para o cidadão”, afirmou.

O Agente Digital MS poderá ser utilizado não apenas pelos agentes do Detran, mas também pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, ampliando a integração entre as forças de segurança. Segundo Rudel, o sistema já desperta interesse de outros estados e pode servir de modelo nacional de inovação digital.

com informações Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três em cada dez desaparecidos no Brasil são crianças ou adolescentes

Sumiço de meninas lidera casos de desaparecimento infantojuvenil Três em cada dez casos de desaparecimento registrados no Brasil, durante o ano de 2025, envolveram crianças...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas em 2025. O número equivale...

Polícia Civil recupera dez cervejeiras furtadas em operação da SIG

Equipamentos avaliados em cerca de R$ 60 mil foram desviados de empresa de transporte, onde três pessoas poderão responder por receptação