34.9 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Três Lagoas inicia vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em dezembro

Imunização segue diretrizes do Ministério da Saúde e visa proteger bebês nos primeiros seis meses de vida, reduzindo casos graves de bronquiolite e pneumonia.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará no início de dezembro a vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A ação integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e segue as orientações do Ministério da Saúde, com o objetivo de proteger mães e bebês, especialmente nos primeiros seis meses de vida — período de maior vulnerabilidade a complicações respiratórias graves.

O VSR é apontado como o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos, sendo responsável por até 80% e 60% dos casos dessas doenças, respectivamente. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação materna é uma das formas mais eficazes de prevenção, já que os anticorpos da mãe são transmitidos ao bebê durante a gestação.

A imunização será destinada a gestantes a partir da 28ª semana, com aplicação disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Três Lagoas, durante o horário de atendimento habitual. Para receber a dose — aplicada em esquema único — é necessário apresentar documento de identidade, cartão do pré-natal e comprovante de residência.

De acordo com a coordenadora de imunização, Humberta Azambuja, a iniciativa representa um avanço importante na saúde materno-infantil. “A introdução da vacina contra o VSR é uma conquista para proteger nossas gestantes e recém-nascidos. A prevenção é a melhor forma de evitar complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida”, afirmou.

Com a adoção da nova vacina, o Ministério da Saúde estima evitar mais de 28 mil internações de bebês por ano em todo o país, contribuindo também para aliviar a demanda nos serviços de saúde.

A SMS reforça que a vacinação deve ocorrer preferencialmente entre a 28ª e a 36ª semana de gestação e orienta as gestantes a manterem o acompanhamento pré-natal em dia. Além disso, é fundamental continuar adotando medidas preventivas, como higienizar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas gripadas e manter os ambientes ventilados.

A vacina contra o VSR complementa, e não substitui, outras imunizações recomendadas na gestação, como a contra influenza e dTpa (difteria, tétano e coqueluche).

Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde, pela Central de Imunização (67) 8139-3326 ou pela Secretaria Municipal de Saúde, no telefone (67) 3929-9943.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia ano letivo para 180 mil alunos em 352 escolas da rede estadual

Ainda é possível ingressar na REE por meio do processo conhecido como “autodesignação”.

Tereza Cristina rejeita nota da federação União Progressista e diz que não representa bancada do PP

Manifestação nas redes sociais ocorre em meio a desgaste interno por apoio a ministro do STF

Carnaval seguro e sem ressaca: o “kit de sobrevivência” do folião 2026

Especialistas de Nutrição e de Segurança Digital da UniCesumar EAD dão dicas práticas de hidratação, alimentação e proteção do celular contra furtos e golpes...