21.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Queimadas no Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul têm queda histórica de mais de 70% em 2025

Dados do Cemtec apontam redução de até 95% nos focos de calor e nas áreas queimadas, resultado das ações integradas de combate e prevenção aos incêndios

As queimadas no Cerrado e no Pantanal de Mato Grosso do Sul registraram uma redução histórica em 2025. De acordo com levantamento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com base em dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), o Estado apresentou queda superior a 70% nas ocorrências de incêndios entre 1º de janeiro e 2 de novembro deste ano.

O Pantanal foi o bioma que mais se destacou na redução: a área queimada caiu de 1.767.542 hectares em 2024 para apenas 89.138 hectares em 2025, representando queda de 95%. Os focos de calor também despencaram 95,6%, passando de 8.122 para 359 registros.

No Cerrado, bioma que abrange 62 municípios sul-mato-grossenses, os números também diminuíram significativamente. Foram 58.786 hectares queimados neste ano contra 216.146 em 2024, uma redução de 72,8%. Os focos de calor caíram de 3.795 para 1.088, redução de 71,3%.

As áreas protegidas, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas, também apresentaram quedas expressivas — 73,2% e 93,7%, respectivamente. Na Rede Amolar, região pantaneira, a redução foi de 89,3% nas áreas afetadas.

O Cemtec atribui os resultados à intensificação das ações de prevenção e combate realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, que mobilizou 1.245 profissionais ao longo de 150 dias de atuação na Operação Pantanal, com apoio de equipes de Santa Catarina e Sergipe.

Esses dados reforçam a eficácia das estratégias conjuntas de monitoramento climático e resposta rápida, que contribuíram para um dos menores índices de queimadas já registrados no Estado.

Com informações Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...