20 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de abril, 2026

Ministro do Japão diz que idosos devem se apressar e morrer

Internacional – 23/01/2013 – 10:01

O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, disse na última segunda-feira (21) que deve ser permitido o idoso “apressar-se e morrer” em vez de custar dinheiro do governo para cuidados médicos para o “fim de vida”, de acordo com a AFP.

Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria dito seu ponto de vista durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. “Deus nos livre se você é forçado a viver quando você quer morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que está tudo pago pelo governo”, completou. “Isso não vai ser resolvido, a menos que você deixá-los se apressar e morrer”, disse ele.

“Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente”, argumentou Aso acrescentando que ele havia deixado instruções escritas que sua vida não é prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele se referiu como “povo tubo” ao falar de pacientes que não conseguem se alimentar.

Repercussão

Depois do discurso de segunda-feira, ele tentou recuar, insistindo que ele só tinha falado sobre seus desejos pessoais quando disse que o idoso deve morrer rapidamente. “Eu disse o que eu, pessoalmente, acredito, não o que o sistema de cuidados médicos “fim da vida” deve ser, disse ele a repórteres. Aso ainda afirmou que “é importante que você passe os últimos dias de sua vida em paz”.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá sexta-feira de tempo instável e possibilidade de chuvas

Temperaturas ficam entre 22°C de mínima e 31°C de máxima e muita umidade, segundo INMET

Operação em Brasilândia prende suspeito com madeira furtada escondida em matagal

Homem de 45 anos foi preso em flagrante após denúncia anônima levar policiais a cerca de 70 m³ de eucalipto de origem suspeita, avaliados em mais de R$ 10 mil

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 262

Carga de origem estrangeira foi encontrada em caminhão durante fiscalização em Água Clara e encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas