21.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia

Mato Grosso do Sul perdeu 11.355 vidas para a pandemia de covid-19, mas o número de órfãos revela um efeito silencioso e duradouro da crise sanitária. Entre 2020 e 2021, 2.930 crianças e adolescentes perderam um ou ambos os pais para a doença no estado.

ESTUDO
Uma pesquisa divulgada em outubro de 2025, elaborada por cientistas brasileiros, norte-americanos e britânicos, expõe a dimensão do problema no país: cerca de 149 mil crianças e adolescentes brasileiros perderam pai, mãe ou ambos para a covid-19.

REALIDADE LOCAL
Em Mato Grosso do Sul, 10.300 menores de 17 anos ficaram órfãos no período analisado, sendo que 28,5% das mortes de pais e mães tiveram relação direta com a covid-19. Além disso, 8.920 avós e outros cuidadores morreram entre 2020 e 2021 — 2.070 deles (23,2%) vítimas do coronavírus. No total, cerca de 5 mil crianças e adolescentes vivem a dor de ter perdido seu cuidador principal para a doença.

CLASSIFICAÇÃO
O estudo mostra que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior taxa de orfandade do país, com 3,8 órfãos por mil habitantes. O estado fica atrás apenas de Mato Grosso (4,4) e Rondônia (4,3). Já as menores taxas foram registradas no Rio Grande do Norte (2,0), Santa Catarina (1,6) e Pará (1,4).

ALERTA
Os autores do estudo destacam a necessidade de políticas públicas voltadas ao amparo dessas crianças. “A orfandade e a morte de cuidadores podem ter consequências graves para as crianças. Dados oportunos e precisos podem orientar políticas, especialmente durante crises de saúde, como a da covid-19”, afirmam os 19 cientistas responsáveis pela pesquisa.

Com informações Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo de atividade física retorna com encontros semanais no bairro Paranapungá

Iniciativa da Saúde da Família incentiva hábitos saudáveis com aulas gratuitas às segundas e quartas-feiras, em Três Lagoas A comunidade do bairro Paranapungá tem mais...

Vamos parar de fumar? Grupo antitabagismo promove encontro em Três Lagoas

Iniciativa da Saúde da Família convida a comunidade a dar o primeiro passo para uma vida sem tabaco em reunião no bairro Paranapungá Na sexta-feira...

Saúde lança Portal de Transparência da Regulação Ambulatorial em Três Lagoas

Ferramenta digital permitirá que usuários do SUS acompanhem encaminhamentos e ampliará a transparência dos serviços de saúde A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três...