21.7 C
Três Lagoas
domingo, 2 de novembro, 2025

Comer alimentos gordurosos no jantar atrapalha o sono

Saúde – 19/01/2013 – 12:01

Não dormir o suficiente pode levar ao aumento de peso, enfraquecimento do sistema imunológico, mau humor. Se você tem problemas para adormecer, evite os seis itens abaixo, listados pelo site FitSugar. Depois, aproveite seu merecido descanso!

Alimentos gordurosos: comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar faz com que seu estômago tenha trabalho extra para digerir, o que causa desconforto que pode dificultar o sono. Fique longe de fast food, sorvete, chocolate.

Computador, TV, tablet: navegar pela internet em seu computador ou tablet na cama é um hábito comum, mas a luz azul desses dispositivos estimula o cérebro, o que torna mais difícil o relaxamento do corpo. Assistir à TV também pode impedir uma boa noite de sono. Se quiser se “perder” em algo, leia um livro ou medite.

Atividade física: exercitar-se regularmente colabora com o sono, mas ir à academia pouco antes de se deitar não é a melhor ideia. Além da necessidade de comer logo após a atividade, o corpo atinge um nível de energia e ritmo cardíaco que torna difícil que o corpo e a mente relaxem o suficiente para cair no sono. Para uma boa noite, termine seu treino, pelo menos, três horas antes da hora de dormir.

Trabalhar tarde: se você tem uma grande reunião ou um projeto para entregar na manhã seguinte, vale trabalhar um pouco após o jantar. Mas deixe tudo de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Caso contrário, não terá um sono tranquilo.

Beber cafeína: a cafeína, encontrada no café, chá e chocolate, é um estimulante e pode mantê-lo acordado por mais tempo do que o planejado. Então, se não abre mão de saborear essas iguarias à noite, faça isso horas antes de se deitar.

Abalar-se emocionalmente: brigar com sua irmã ao telefone, se desentender com o parceiro, assistir a um filme perturbador… Todos esses itens que desgastam emocionalmente impedem o relaxamento e, então, o sono.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra 8.252 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS

A nova edição contempla 302 atletas e 41 técnicos, com um investimento total de R$ 4,2 milhões, destinados ao pagamento dos benefícios ao longo de 12 meses, os recursos vêm do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).

Gestores municipais de cultura se reúnem em seminário para fortalecer a economia criativa em MS

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o seminário reforça o compromisso do Governo do Estado em promover políticas públicas que gerem impacto social e econômico.